Questões de Concurso Público Prefeitura de Pará de Minas - MG 2018 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 4 questões

Q1118001 Terapia Ocupacional
Os conceitos e definições em terapia ocupacional seguem os modelos e registros que incluem uma linguagem específica da profissão. Considere a estrutura da prática da terapia ocupacional, domínio e processo (CAVALCANTI, A.; DUTRA, F. C. M. S.; ELUI, V. M. C., 2015), e o que se conceitua como fatores do cliente, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As partes anatômicas do corpo, tais como órgãos, membros e seus componentes que proporcionam a função do corpo, compreendem amplamente a interação que ocorre para proporcionar saúde, bem-estar e participação na vida por meio do envolvimento em ocupações. ( ) A percepção faz parte dos fatores do cliente e são derivadas das funções mentais que regulam a velocidade, resposta, qualidade e tempo de produção motora, tais como inquietação, bater de pés ou torcer a mão em resposta a tensão interna ( ) Percepções dos clientes, motivações e significados relacionados que influenciam ou são influenciados pelo envolvimento em ocupações são fatores do cliente e envolvem obrigações adquiridas, derivadas da cultura, sobre o que é bom, correto e importante para fazer. ( ) A energia e disposição são fatores do cliente e envolvem extroversão, introversão, amabilidade, consciência, estabilidade emocional, abertura a experiências, autocontrole, autoexpressão, confiança, motivação, controle de impulso, apetite.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118002 Terapia Ocupacional
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) apresenta suas próprias questões de taxonomia e de terminologia (OMS, 2015). De acordo com os princípios taxonômicos padronizados da CIF, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A CIF está estruturada sem esquema hierárquico e, portanto, os componentes das Funções e Estruturas do Corpo, Atividades e Participação e Fatores Ambientais são classificados de maneira independente, mas eventualmente um termo incluído num componente pode estar repetido noutro. ( ) As categorias são mutuamente exclusivas, por exemplo, duas categorias de um mesmo nível não partilham exatamente os mesmos atributos, mas, no entanto, isto não quer dizer que não se possa utilizar mais de uma categoria para classificar a funcionalidade de uma pessoa, pois essa prática é permitida, na verdade, estimulada, quando necessário. ( ) Dentro de cada componente, as categorias estão organizadas seguindo um esquema de ramificações (tronco – ramo – folha) de modo que uma categoria de menor nível partilhe os atributos das categorias de maior nível das quais ela é um membro. ( ) A CIF determina um limite fixo entre os domínios da saúde e os domínios relacionados com a saúde para que não haja uma zona cinzenta dependente das diferenças na conceitualização dos elementos da saúde e dos elementos relacionados com a saúde.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118007 Terapia Ocupacional
Aprática clínica baseada em evidências científicas (PBE) envolve critérios básicos de avaliação da relevância e probidade da evidência em pesquisa que sejam clinicamente úteis. Analise as afirmativas a seguir relativas à avaliação da relevância clínica da PBE, segundo Tickle-Degnen (In: CREPEAU, E. B.; COHN, E. S.; SCHELL, B.A. B., 2011).
I. Aavaliação da validade de um estudo de pesquisa envolve a finalidade da pesquisa e os métodos do estudo. Um estudo digno de confiança é aquele em que as conclusões são passíveis de defesa em relação aos métodos do estudo. II. A avaliação da fidedignidade envolve o tipo de evidência que alcança a finalidade proposta, investiga a validade do estudo utilizando métodos diferentes e identifica claramente os métodos, as forças e as limitações do estudo em relação aos padrões da ciência. III. As evidências podem ser avaliadas por meio de meta-análise autoidentificada, Self Indentified Goal Assessment (SIGA). Tem como finalidade coletar evidência de avaliação que pode ser útil como meio para monitorar metas dinâmicas e revisar metas em atendimentos ambulatoriais ou domiciliares.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1118009 Terapia Ocupacional
O Modelo Funcional Ocupacional (MFO), um modelo conceitual que guia a avaliação da terapia ocupacional e o tratamento de pessoas com disfunção física, se relaciona com a Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional (EPTO) da Associação Americana de Terapia Ocupacional (CAVALCANTI, A.; DUTRA, F. C. M. S.; ELUI, V. M. C., 2015) e com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2015).
Analise as afirmativas a seguir relativas ao MFO, segundo Latham (2013). I. Uma determinação do MFO é a ocupação utilizada como finalidade, com propriedades reparadoras que irão alterar as deficiências orgânicas ou comportamentais com mudanças nos fatores do cliente e habilidades de desempenho. II. Uma determinação do MFOé a de que a habilidade de realizar os papéis e atividades da vida de uma pessoa depende das capacidades e habilidades básicas organizadas hierarquicamente. III. Uma determinação do MFO é de que a função ocupacional satisfatória ocorra apenas em ambientes e contextos favoráveis próprios ao indivíduo e não em situação controlada como numa clínica.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C