Questões de Concurso Público Prefeitura de Ervália - MG 2018 para Professor Docente para Ensino Fundamental e Médio - CESU (Sociologia e Filosofia)

Foram encontradas 7 questões

Q1789866 Sociologia
A realidade social revela um padrão, ou estrutura, que dá a cada um de nós um sentido para o lugar ao qual pertencemos, o que se espera que façamos, e como nós devemos pensar e sentir. Embora a realidade social não tenha a organização de uma colmeia, ela não deixa de ser organizada. Se ela não fosse organizada, não saberíamos como agir, e constantemente ficaríamos incertos quanto a prováveis reações dos outros. Sem estrutura o mundo social é o caos. Evidentemente, com estrutura demais ele se torna restrito, chato e opressivo, e às vezes acaba por eliminar o papel do sujeito. [...] A vida social é um constante cabo-de-guerra entre o nosso desejo de ser livre e a nossa necessidade de ser parte da estrutura social.
 TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações.
Trad. Márcia Marques Gomes Navas.
Revisão técnica: João Clemente de Souza Neto.
São Paulo: Makron Books, 2000, p. 47.
A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os conceitos apresentados por Jonathan H. Turner em seu livro Sociologia: conceitos e aplicações às suas correspondentes definições.
COLUNA I 1. Status 2. Papéis sociais 3. Conjunto de status 4. Conjunto de papéis 5. Rede de status
COLUNA II ( ) Trata-se de um comportamento esperado de uma pessoa que ocupa um certo status, pois, quando se comporta de acordo com esse status, toma-se consciência de normas e outros sistemas de símbolos; e, então, molda-se esse comportamento de forma que preencha as necessidades e personalidade, assim como as particularidades de uma situação. ( ) Os status são ligados uns aos outros, de forma que os papéis sociais são afetados pelos status, ao mesmo tempo em que, contrariamente, o status de um indivíduo tem efeito em papéis sociais desempenhados por outros status. ( ) Trata-se de um complexo de posições que cada pessoa ocupa, o qual marca as estruturas às quais pertencem e os sistemas de cultura aos quais estão ligados os indivíduos. ( ) Trata-se do lugar que se ocupa em um sistema de posições interligadas e, ao conhecer esse lugar, sabe-se onde se está localizado e o que se espera dele. ( ) Trata-se de uma totalidade de comportamentos a serem desempenhados por todos aqueles que estão inseridos na estrutura social.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1789867 Sociologia
Max Weber desenvolveu a teoria dos tipos ideais enquanto instrumento de pesquisa privilegiado do saber sociológico. A noção de tipo ideal representa, no campo lógico, uma síntese do método individualizante e generalizante, o que, para o referido teórico, compõe as bases do pensamento social. Com relação à teoria de Max Weber, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1789868 Sociologia
Quando a sociedade passa por mudanças dramáticas, as pessoas começam a pensar sobre o mundo que as cerca. Isso propiciou o nascimento da Sociologia, uma forma de estudar o comportamento das interações e organizações humanas. Analise as afirmativas a seguir, relativas aos fatores determinantes para o surgimento da Sociologia.
I. O Iluminismo foi um movimento intelectual que engendrou uma forma de pensar mais sistemática sobre as mudanças ocorridas na sociedade, com vistas ao rompimento com a influência da religião, da tradição e do dogma do pensamento intelectual. II. No século XVIII, os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho para o trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas, novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias. Assim, as instituições da sociedade foram alteradas para sempre. III. A Revolução Francesa acelerou o pensamento sistemático sobre o mundo social, sobretudo por ter sido uma revolução violenta, que teve o poder de derrubar o velho regime, deixando questionamentos sobre como a sociedade poderia ser reconstruída a fim de evitar eventos dramáticos, como foi a Revolução de 1 789.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789869 Sociologia
Se, pois, deve haver uma ciência cujo objeto seja a sociedade, e nada mais, deve ela unicamente propor-se como fim de sua pesquisa estas interações, estas modalidades e formas de sociação. Tudo mais que se encontra no seio da “sociedade”, tudo que se realiza por ela e em seus limites, não é propriamente sociedade, mas simplesmente um conteúdo que desenvolve esta forma de coexistência ou é por ela desenvolvido; somente se produz a figura real chamada “sociedade”, no mais amplo e costumeiro sentido do termo, quando se juntam conteúdo e forma.
 SIMMEL, Georg. Sociologia. Org.: Evaristo de Moraes Filho.
Trad. Carlos Alberto Pavanelli. et al. São Paulo: Ática, 1983.
Considerando a afirmação do autor, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os indivíduos são portadores concretos e imediatos de toda a realidade histórica e de tudo o que neles há, como instinto, interesse, fim, inclinação, estado ou movimento psíquico, ou seja, tudo que é capaz de originar ação sobre outros ou a recepção de suas influências. Tudo isso, então, é o que compõe o conteúdo ou a matéria da sociação, PORQUE II. o início da sociação se dá quando a coexistência isolada dos indivíduos utiliza formas determinadas de cooperação e de colaboração, presentes no conceito geral da interação. Os indivíduos constituem a unidade dentro da forma que é sociação e é dentro dessa forma, realizada de diversas maneiras, que os indivíduos realizam seus interesses, tangíveis ou ideais, momentâneos ou duradouros, conscientes ou inconscientes, impulsionados casualmente ou induzidos telelogicamente. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1789871 Sociologia
Sendo a sociedade uma realidade ao mesmo tempo objetiva e subjetiva, qualquer adequada compreensão teórica relativa a ela deve abranger ambos esses aspectos, que recebem correto reconhecimento se a sociedade for entendida em termos de um processo dialético em curso, composto de três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização. Somente depois de ter realizado a interiorização é que o indivíduo se torna membro da sociedade, o que se dá pelo processo ontogenético da socialização – primária e secundária. Com relação ao processo de socialização, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: B