Questões de Concurso Público INB 2018 para Geólogo

Foram encontradas 18 questões

Q1103793 Geologia

Os estudos demonstram que, nos limites das placas tectônicas, se verificam, de maneira mais intensa, as atividades geológicas do planeta e que as placas podem ser divididas em três tipos. O trecho a seguir descreve um desses tipos.

“[Esse tipo de placa ocorre] onde tensões tracionais afastam uma placa da outra, (...) com a intrusão do magma derivado da astenosfera entre elas, que se transforma em nova crosta oceânica ao consolidar-se”.

Fonte: TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO,

M. C. M.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo:

Companhia Editora Nacional, 2009. p. 87

O fragmento expressa características de uma placa:

Alternativas
Q1103794 Geologia

Analise as assertivas apresentadas a seguir sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, tomando como referência as proposições de Ab’Saber.

I. O domínio dos “Mares de Morro” possui, aproximadamente, 650.000 km2 , no denominado Brasil Tropical Atlântico, apresentando processos de mamelonização e com presença forte de decomposição de rochas cristalinas e de processos de convexização em níveis intermontanos.

II. O domínio dos “Planaltos de Araucárias” está sujeito a climas subtropicais úmidos, com invernos relativamente brandos. Trata-se de uma área com altitude média entre 800 e 1.300 m, com bosques de diferentes densidades e extensões, inclusive de pradarias e bosquetes de pinhais.

III. O domínio das “Pradarias Mistas” possui, aproximadamente, uma área de 80 mil quilômetros quadrados. É uma área de zona temperada quente, subúmida, podendo ter uma estiagem de fim de ano, e apresenta uma drenagem perene, entretanto menos densa e volumosa do que outros domínios brasileiros.

Estão corretas as proposições:

Alternativas
Q1103795 Geologia

Sabe-se que as águas subterrâneas são, geralmente, mais protegidas do que as águas da superfície. Entretanto, tais águas podem, também, ser contaminadas pelas atividades humanas. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre o tipo de problema que águas subterrâneas podem apresentar à respectiva causa.

COLUNA I

1. Contaminação de poços

2. Intrusão salina

3. Poluição do aquífero

COLUNA II

( ) Proteção inadequada dos aquíferos, sendo que estes sofrem descargas de materiais antropogênicos e outras derivadas de atividades urbano-industriais e agropecuárias.

( ) Aconstrução do poço foi inadequada e resultou na entrada direta de água superficialou subterrânea rasa contaminada.

( ) Extração excessiva de água doce do aquífero, e posterior fluição induzida de água subterrânea salina, que já pode estar contaminada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q1103796 Geologia


“[Esse tipo de reação do intemperismo se constitui pela adição de água num mineral e sua absorção dentro do retículo cristalino. Certos minerais são passíveis de receber moléculas de água em sua estrutura, transformando-a física e quimicamente. (...) A expansão dos minerais por [esse tipo de intemperismo] é capaz de exercer pressões com efeitos similares àqueles verificados durante o congelamento da água. ”


Fonte: BIGARELA. J. J. et. al. Estrutura e origem das

paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis.

Ed. UFSC. 1994. p. 120. Adaptado.

Essa reação do intemperismo químico recebe o nome de:

Alternativas
Q1103797 Geologia
“Para planejar e prever, a médio e a longo prazos, a temática da água nas minas, [são necessários] estudos (...) que culminem na modelagem do fluxo de água e do fluxo de contaminantes para predizer seus comportamentos ao longo do tempo. Para isto, sempre é preciso partir de um modelo conceitual que reflita perfeitamente todas as circunstâncias, baseando-se na identificação das unidades hidrogeológicas, nas estruturas, nas condições de contorno, nos mecanismos de recarga/descarga etc. Um aspecto importante da modelagem é o balanço hídrico para se quantificar a contribuição de águas de diversas origens na recarga e na descarga do contexto da mina.” Fonte: RUBIO, R. F. Gestão dos recursos hídricos e a mineração: visão internacional. In: DOMINGUES, A. F.; BOSON, P. H. G.; ALIPAZ, S. (Org.) A gestão dos recursos hídricos e a mineração - Agência Nacional de Águas. Brasília: 2006. p. 46. Adaptado. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A modelagem do fluxo de água e do fluxo de contaminantes é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos. PORQUE
II. A modelagem do fluxo da água e do fluxo de contaminantes fornece insumos para planejar e prever a temática da água nas minas, a partir, por exemplo, da modelagem do balanço hídrico.
A respeito dessas asserções e da relação entre elas, assinale a opção CORRETA. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: A