Questões de Concurso Público INB 2018 para Engenheiro Metalúrgico

Foram encontradas 20 questões

Q1103543 Metalurgia
A tabela de potenciais-padrão permite uma avaliação sobre a possibilidade de oxidação de metais. A tabela a seguir mostra valores de potenciais-padrão de redução (E0 (V)) para alguns metais. Mg+2 + 2e− = Mg −2,37 Al+3 + 3e− = Al −1,66 Zn+2 + 2e− = Zn −0,763 Fe+2 + 2e− = Fe −0,440 2H+ + 2e− = H2 0,000 Cu+2 + 2e− = Cu +0,337 Ag+ + e− = Ag +0,799 Au+ + e− = Au +1,7
Com base nessa tabela, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1103544 Metalurgia
Considere as afirmativas a seguir. I. Em uma amostra de uma liga ferrosa não ligada, determina-se a quantidade total de Fe3 C como equivalente a 4%. Com base no diagrama Fe-C, esse material pode ser classificado como um aço hipoeutetoide. II. O constituinte metalográfico perlita também pode ser encontrado em aços com teores de carbono inferiores a 0,77%, quando submetidos a resfriamento lento. III. Areação eutética no sistema ferro-carbono ocorre somente em aços, desde que a solidificação ocorra em condições de equilíbrio termodinâmico. Sobre as transformações no sistema Fe-C, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1103545 Metalurgia
Considere as afirmativas a seguir. I. Aços inoxidáveis, na faixa de temperatura de 400 a 950 ºC, podem sofrer corrosão intergranular devido à precipitação de carbetos de cromo Cr23C6 nos contornos de grão, destruindo a passividade do aço nessa região. Esse fenômeno é conhecido por sensitização. II. A velocidade de corrosão de aços depende da sobretensão de hidrogênio; quanto maior a sobretensão do hidrogênio, mais rapidamente o aço será corroído. III. Em superfícies internas de tubulações, há possibilidade de deposição de partículas sólidas. Sob essas partículas, as regiões estão menos aeradas e funcionarão como áreas catódicas devido à menor concentração de oxigênio. Em relação à corrosão e aos processos eletroquímicos, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1103546 Metalurgia
Considere as seguintes afirmações referentes às transformações martensíticas e temperabilidade. I. Elementos de liga, como manganês, cromo e molibdênio, ocasionam retardo nas transformações por difusão, resultando em um deslocamento das curvas TTT para a direita. Isto reduz a taxa crítica para a obtenção da martensita, aumentando a temperabilidade do aço. II. Tamanhos menores de grão favorecem a formação da martensita. III. Quanto maior o teor de carbono no aço, menor será a temperatura de início da formação da martensita, o que pode aumentar a porcentagem de austenita retida no aço. Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1103547 Metalurgia
Observe a equação do equilíbrio a seguir.
M (s) + CO2 (g) = MO (s) + CO (g)
Assinale a alternativa que identifica o número de componentes (C), número de fases envolvidas (P) e número de graus de liberdade (F) desse equilíbrio.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: A