Questões de Concurso Público CODEMIG 2018 para Arquiteto

Foram encontradas 8 questões

Q917030 Arquitetura
Em relação à durabilidade das estruturas de concreto, a NBR 6118 exige que elas sejam projetadas e construídas de modo que, sob as influências ambientais previstas e quando utilizadas conforme estabelecido em projeto, conservem sua segurança, estabilidade e comportamento adequado em serviço durante o período correspondente à sua vida útil de projeto. Vida útil de projeto, de acordo com a mesma norma, é o período de tempo durante o qual se mantêm as características da estrutura de concreto, sem intervenções significativas, desde que atendidos os requisitos de uso e manutenção prescritos pelo projetista e construtor, bem como de execução dos reparos necessários decorrentes de eventuais danos acidentais. Uma das principais responsáveis pela perda de qualidade e durabilidade das estruturas é a agressividade do meio ambiente, que está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto. Nos projetos de estruturas usuais, a agressividade ambiental pode ser classificada numa escala crescente que varia em proporção direta com o risco de deterioração da estrutura. Considerando esse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a classe de agressividade ambiental com a classificação geral do tipo de ambiente para efeito de projeto.
COLUNA I 1. Fraca 2. Moderada 3. Forte 4. Muito forte
COLUNA II ( ) Respingos de Maré ( ) Industrial ( ) Urbana ( ) Submersa
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917031 Arquitetura
Para a compreensão do comportamento térmico das edificações, é desejável o conhecimento de uma base conceitual sobre os fenômenos de trocas térmicas. Considerando esse tema, pode-se afirmar que as trocas térmicas entre os corpos dependem de uma entre duas condições básicas, que são a existência de corpos que estejam a temperaturas diferentes e a mudança de estado de agregação. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos mecanismos de trocas secas com suas respectivas definições, conforme descrito por Frota e Schiffer, no livro Manual de conforto térmico.
COLUNA I 1. Convecção 2. Radiação 3. Condução
COLUNA II ( ) Troca de calor entre dois corpos (ou partes do corpo) que se tocam e que estejam a temperaturas diferentes. ( ) Mecanismo de troca de calor entre dois corpos, que guardam entre si uma distância qualquer, por meio de sua capacidade de emitir e absorver energia térmica. É consequência da natureza eletromagnética da energia, que, ao ser absorvida, provoca efeitos térmicos. ( ) Troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás).
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917032 Arquitetura
Uma instalação predial de água fria constitui-se no conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilização de água de uma edificação, em quantidade suficiente e mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento. Ela deve ser projetada de modo que, durante a vida útil do edifício que a contém, atenda a determinados requisitos. Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. As instalações prediais de água fria devem:
( ) preservar a potabilidade da água. ( ) promover economia de água e de energia. ( ) possibilitar manutenção fácil e econômica. ( ) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917033 Arquitetura
Quando ocorrem chuvas intensas, pode ocorrer o transbordamento das calhas em algumas edificações. Conforme a intensidade e a duração das chuvas, a água extravasada para dentro dos ambientes pode representar sérios prejuízos e aborrecimentos para os moradores ou usuários. Normalmente o extravasamento ocorre em virtude da ausência de declividade ou de dimensionamento incorreto das calhas, ou ainda devido à pouca capacidade dos condutores verticais. Outro fator que pode diminuir a eficiência de uma calha com relação ao escoamento é a sua mudança de direção, podendo chegar a 17%, dependendo da suavidade da curva empregada e de sua distância, em planta, do condutor vertical. Sabe-se que as calhas e condutores devem suportar a vazão calculada a partir da intensidade da chuva adotada para a localidade e para um certo período de retorno (número médio de anos em que, para a mesma duração de precipitação, uma determinada intensidade pluviométrica é igualada ou ultrapassada apenas uma vez). Considerando que a vazão coletada pelas calhas pode ser calculada por
Q = I X A/60
Onde : Q = vazão em litros/minuto I = intensidade pluviométrica em mm/hora A = área de contribuição em m²
Calcule a vazão necessária para evitar o extravasamento em uma calha que coleta as chuvas de uma área de contribuição de 300 m² numa localidade cuja intensidade pluviométrica é de 200 mm/hora e assinale a alternativa que apresenta a vazão que a calha deverá ter.
Alternativas
Q917034 Arquitetura
De acordo com a NBR 9050/2015, as medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento, conforme as figuras a seguir, são a, b, x, y e z
Imagem associada para resolução da questão

Considere as informações a seguir. Para rotação de 90° = a cm × b cm. Para rotação de 180° = x cm × y cm. Para rotação de 360° = círculo com diâmetro de z cm. Baseado nessas informações, os valores, em centímetros, de a, b, x, y e z são, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: B