Questões de Concurso Público Prefeitura de Itatiaiuçu - MG 2017 para Professor P2 - Ensino Religioso

Foram encontradas 15 questões

Q1627705 Teologia
Em relação aos objetivos gerais do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental, os PCNs afirmam: “O Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e que determinam, subjacentemente, o processo histórico da humanidade”.
Tendo como referência essa citação e os objetivos gerais do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1627706 Teologia
O fenômeno religioso é “a busca do Ser frente a ameaça do Não ser” (PCN, p. 32). As tradições religiosas, para lidar com a angústia diante da anomia, organizam-se em sistemas de pensamento e estruturas comuns. É dessas estruturas comuns “que são retirados os critérios para a organização e seleção dos conteúdos e objetivos do Ensino Religioso” (PCN, p. 32).
Relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os eixos organizadores do conteúdo com suas respectivas características.
COLUNA I
1. Culturas e religiões 2. Escrituras sagradas 3. Teologias 4. Ritos 5. Ethos
COLUNA II
( ) “É o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela religião e repassados para os fiéis sobre o Transcendente, de um modo organizado ou sistematizado. Como o Transcendente é a entidade ordenadora e o senhor absoluto de todas as coisas, expressa-se esse estudo nas verdades de fé.”
( ) “É a forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. É formado na percepção interior dos valores, de que nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio ‘eu’ pessoal.”
( ) “É o estudo do fenômeno religioso à luz da razão humana, analisando questões como: função e valores da tradição religiosa, relação entre tradição religiosa e ética, teodiceia, tradição religiosa natural e revelada [...] Não se separa das ciências que se ocupam com o mesmo objeto, como: filosofia da tradição religiosa, história e tradição religiosa, sociologia e tradição religiosa, psicologia e tradição religiosa.”
( ) “É a série de práticas celebrativas das tradições religiosas. [...] Podem ser agrupados em três categorias principais: os propiciatórios, que se constituem principalmente de orações, sacrifícios e purificações; os divinatórios que visam conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros; os de mistérios que compreendem as várias cerimônias relacionadas com certas práticas limitadas a um número restrito de fiéis.” Envolvem também símbolos e espiritualidades.
( ) São suportes que “transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições. E estão ligados ao ensino, à pregação, à exortação e aos estudos eruditos”. Em algumas tradições religiosas, essa transmissão é feita na forma de tradição oral.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1627707 Teologia
Rubem Alves, em seu livro O que é religião, discute o que é religião. Iniciando essa discussão, o autor afirma que o ser humano é diferente dos animais.
Segundo Rubem Alves, essa diferença é decorrente de do fato de que os seres humanos são seres:
Alternativas
Q1627708 Teologia
“No mundo dos homens encontramos dois tipos de coisas.
Em primeiro lugar, há as coisas que significam outras: são as coisas / símbolo.
[...]
Depois, há as coisas que não significam outras. Elas são elas mesmas, não apontam nada, são destituídas de sentido. Tomo um copo d’água. A água mata a sede. Isto me basta. Não me pergunto se a água é verdadeira”.
ALVES, Rubem. O que é religião. p. 52-53.
Sendo os símbolos uma das dimensões fundamentais das religiões, analise as seguintes afirmativas a seguir sobre suas características e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Sendo as religiões construções de sentido, os símbolos são referenciais, horizontes que apontam caminhos / direções, propiciando às religiões a capacidade de gerar significados e sentido de vida.
( ) Os símbolos surgem diante de uma ausência, exercendo uma função de tornar presente o que está ausente.
( ) As religiões se constroem ao redor de símbolos, na medida em que estes são narrativas míticas que conferem sentido à vida das pessoas.
( ) As religiões são redes de símbolos. Ou seja, são repletas de enigmas que não permitem que os fiéis entrem em contato com realidades incompreensíveis.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1627709 Teologia

Leia a notícia a seguir.


Criança é vítima de intolerância religiosa no Rio


Após pedrada, homens fizeram vários insultos e fugiram em um ônibus. Crime aconteceu quando grupo voltava de um culto de Candomblé.


Uma menina de 11 anos foi vítima de intolerância religiosa na noite do domingo (14). Como mostrou o Bom Dia Rio desta terça (16), a criança foi atingida por uma pedra na Avenida Meriti, na Vila da Penha, Zona Norte do Rio, quando voltava de um culto de Candomblé.
Os responsáveis pelo ato foram dois homens, que estavam em um ponto de ônibus na região. Além de atirarem pedras contra o grupo de religiosos, os homens fizeram vários insultos e fugiram embarcando em um ônibus. O caso foi registrado como lesão corporal e no artigo 20, da Lei 7.716 (praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional) na 38º DP (Irajá).

Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/ noticia/2015/06/crianca-e-vitima-de-intolerancia-no- rio.html>. Acesso em: 16 set. 2017.
Essa notícia apresenta uma expressão de intolerância religiosa, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro. Este é um fenômeno importante de ser abordado nas aulas de Ensino Religioso. Porém, essa questão exige um tratamento didático adequado, sobretudo no que diz respeito à forma como os conteúdos são abordados.
Nesse sentido, os PCNs possuem os seguintes pressupostos, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: C