Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberaba - MG 2016 para Especialista de Serviços Públicos - Assistente Social

Foram encontradas 3 questões

Q1110938 Serviço Social
O entendimento da assistência social como direito convive em seu cotidiano de forma conflituosa com procedimentos tradicionais de seleção, classificações oriundas das deficiências de estruturas nos serviços, da escassez de benefícios, do número insuficiente de profissionais, da dificuldade de aprimoramento técnico. Convive também com a dificuldade de reconhecer os usuários como sujeitos de direitos, cuja história evidencia trajetórias que envolvem discriminação de classe, de gênero, de raça e de etnia, que se vinculam a seus grupos, que estabelecem algumas relações de poder e que travam, diariamente, lutas pela sua sobrevivência.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Gestão do trabalho no âmbito do suas: uma contribuição necessária. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011.
A partir do texto apresentado, os serviços no âmbito dessa política pública demandam:
Alternativas
Q1110948 Serviço Social
A internação psiquiátrica que ocorre sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro, mediante laudo médico circunstanciado que qualifique seus motivos, caracteriza-se como:
Alternativas
Q1110953 Serviço Social
Considerando os conceitos de abuso sexual, violência sexual, abandono, negligência e abuso financeiro e econômico, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I 1. Abuso sexual / violência sexual 2. Abandono 3. Negligência 4. Abuso financeiro e econômico
COLUNA II ( ) Refere-se a recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. ( ) Consiste na exploração imprópria ou ilegal de idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. ( ) Refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. ( ) É uma forma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C