Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibirité - MG 2016 para Auxiliar de Administração - Código 203

Foram encontradas 25 questões

Q1107391 Português
Analise estas afirmativas.

I. Em “Fernanda é fera em Matemática.”, a palavra “fera”, nesse contexto, tem sentido de esperteza e representa o domínio de Fernanda em Matemática.
II. Em “Eu manchei a manga da minha camisa.”, a palavra “manga”, nesse contexto, tem sentido de fruta.
III. Em
“O caixa daquela loja de roupas foi contratado semana passada.”, a palavra “caixa”, nesse contexto, tem sentido de profissão.

Está(ão) correta(s) as afirmativas:
Alternativas
Q1107392 Português
Assinale a alternativa em que a palavra destacada está acentuada incorretamente.
Alternativas
Q1107393 Português
Considerando as regras de pontuação, assinale a alternativa que apresenta erro(s).
Alternativas
Q1107394 Português
Analise esta frase de Santo Agostinho.

“Não
se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente.”

Após essa análise, assinale a alternativa
CORRETA.
Alternativas
Q1107395 Português

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


       Ações para deter a epidemia do vírus Zika

      Países de todo o ocidente estão preocupados com a velocidade de contaminação da doença

O vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, está aterrorizando países do Ocidente. Em breve, todos os países da América, com exceção de Canadá e Chile, devem ter registrado pelo menos um caso da doença.

No Brasil, estima-se que mais de um milhão de pessoas foram contaminadas pela doença, que tem sintomas semelhantes aos da dengue e que pode desenvolver microcefalia em recém-nascidos de mães que contraíram o vírus durante a gravidez.A microcefalia é uma condição neurológica que impede o desenvolvimento da cabeça dos bebês.

Hoje, a Dinamarca entrou para a lista de 24 países que já registraram casos de contaminação pelo vírus e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu com representantes do Ministério da Saúde para pedir pressa no desenvolvimento de uma vacina.

Descubra o que é possível fazer para evitar uma grave epidemia da doença, enquanto nenhuma vacina foi desenvolvida:

1. Informar

O governo brasileiro anunciou uma megaoperação a ser realizada pelo Exército. Cerca de 220 mil homens das Forças Armadas passarão de casa em casa para informar a população sobre a gravidade da doença, a importância da prevenção e como fazê-la. Comentaristas de política externa já afirmam que outros países do continente americano precisam começar a pensar em ações semelhantes para que a doença não atinja os níveis que atingiu em solo brasileiro.

2. Programas de prevenção

No século XX, diversos países ocidentais organizaram campanhas para a erradicação do mosquito. Os números de doenças causadas por eles caíram drasticamente, mas os projetos não foram mantidos e o Aedes aegypti ganhou terreno de novo. Janet McAllister, pesquisador do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, defende que ações como as que aconteceram antes sejam retomadas, sobretudo em comunidades periféricas, com menos instrução e infraestrutura para realizar a prevenção.

3. Preocupação com a gravidez

As administrações públicas também precisam se preocupar urgentemente em informar mulheres grávidas que desejam viajar para países onde o vírus está epidêmico sobre as consequências que a doença pode ter no bebê. Uma lista preparada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) compilou países que oferecem riscos às grávidas: Barbados, Bolívia, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Suriname e Venezuela.

4. Entender o vírus

Por fim, mas não menos importante, é preciso uma comoção internacional de cientistas e pesquisadores com o intuito de estudar o vírus Zika. Até o momento, a comunidade científica ainda não entendeu como a doença afeta os embriões, nem tem uma lista completa e definitiva com os sintomas do Zika. Esse desconhecimento é alarmante a esta altura do campeonato.

Disponível em: < http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/ noticia/2016/01/cinco-acoes-para-deter-epidemia-do-virus-zika. html>. Acesso em: 29 fev. 2016 (Adaptação).

O texto não tem por objetivo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: B