Questões de Concurso Público IFN-MG 2016 para Médico Veterinário

Foram encontradas 6 questões

Q738586 Veterinária

O rúmen é um dos componentes do estômago dos ruminantes, sendo essencialmente uma câmara de fermentação. Com relação ao seu exame clínico, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na inspeção, observa-se o estado de enchimento do rúmen pela cavidade do flanco direito, onde pode apresentar-se côncavo, tenso ou protuberante.

( ) Para a palpação das contrações ruminais, a mão do clínico deve ser posicionada na região do flanco esquerdo; enquanto a consistência do seu conteúdo é examinada por pressão com as pontas dos dedos.

( ) Na auscultação dos ruídos produzidos pelas contrações ruminais, deve-se observar o tipo, a força e a frequência dos ruídos ruminais.

( ) A frequência normal dos ruídos ruminais é de 15 a 20 dentro de cinco minutos em bovinos adultos, ou de 8 contrações fortes em dois minutos.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Q738587 Veterinária

A febre do leite é uma doença metabólica que ocorre comumente na primeira semana pós-parto.

Com relação a essa doença, é correto afirmar:

Alternativas
Q738588 Veterinária

Na anamnese do aparelho respiratório de bovinos, podem-se obter indícios de uma doença respiratória.

Com relação a essa anamnese e às afecções respiratórias, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q738589 Veterinária

As enfermidades parasitárias continuam sendo um dos principais problemas na criação de animais, estando relacionadas à produtividade e ao bem-estar desses animais.

Com relação ao controle desses parasitas, é correto afirmar:

Alternativas
Q738590 Veterinária

Desde a década de 1950, a colheita do suco ruminal e seu exame foram introduzidos no diagnóstico clínico do bovino. Com relação a esse exame do suco ruminal, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na avaliação do suco ruminal, podem ser avaliados, entre outros, a cor, o odor, a viscosidade, a sedimentação e flutuação, o valor do pH, o teor de protozoários e bactérias.

( ) Na acidose lática aguda, observa-se o suco ruminal com coloração leitosa-acinzentada, odor ácido penetrante, sedimentação rápida e pH maior que 7 (pH > 7,0).

( ) Na avaliação do suco ruminal, a observação microscópica da microflora dos proventrículos é um recurso diagnóstico para o esclarecimento da acidose ruminal.

( ) Na putrefação ruminal, observa-se o suco ruminal com coloração castanho enegrecido ou verde, odor amoniacal icoroso e pH entre 7,0 a 8,5.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: C