Questões de Concurso Público MPE-MG 2012 para Analista do MP - Serviço Social

Foram encontradas 3 questões

Q2216119 Serviço Social
Leia o seguinte texto.
A família propicia convivência vicinal mesmo em grandes cidades. É capaz de criar e fortalecer coesões microcomunitárias. Exploramos seu potencial empreendedor no plano dos micronegócios geradores de renda, mas pouco atentamos para esse potencial empreendedor na melhoria da qualidade de vida do coletivo no microterritório que habita. Não há estímulos para empreendedorismo cívico comunitário e, no entanto, são as famílias, [...] microterritórios da cidade [...] que precisam participar da interlocução política (CARVALHO, apud ACOSTA e VITALE, 2005. p. 273).
Considerando o texto acima, a autora conclui que há equívocos do olhar da política pública sobre o contexto familiar.

Entre tais equívocos, NÃO se pode incluir
Alternativas
Q2216121 Serviço Social
Analise as seguintes afirmativas sobre famílias pobres e políticas sociais desenvolvidas pela autora Cynthia A. Sarti, em seu texto denominado Famílias enredadas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A família, para os pobres, vai além de uma rede de apoio ou ajuda mútua, constitui-se em uma referência simbólica fundamental, que organiza e ordena sua percepção do mundo social, dentro e fora do mundo familiar.
( ) Para a formulação de política sociais, importa considerar que no mundo simbólico dos pobres, o bem-estar individual tem precedência sobre o bem-estar da família, e a vulnerabilidade da família implica enfraquecer cada um de seus membros.
( ) Para os pobres, a extensão da família corresponde à da rede de obrigações: são da família aqueles com quem se pode contar, quer dizer, aqueles em quem se pode confiar.
( ) Em se tratando de famílias pobres, em casos de novas uniões conjugais, quando há filhos de uniões anteriores, os conflitos entre as crianças e o novo cônjuge podem levar a mulher a dar seus filhos para criar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2216126 Serviço Social
Analise as seguintes afirmativas elaboradas com base no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa das Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e assinale com V as verdadeiras e com F as afirmativas falsas.

( ) Proteger a criança e o adolescente, quando afastados do convívio com a família de origem é ato de solidariedade e beneficência pública, como forma de exercício de responsabilidade social.
( ) Além da relação parentalidade/filiação, diversas outras relações de parentesco compõem uma família extensa, isto é, uma família que se estende para além da unidade pais/filhos e/ou da unidade do casal, estando ou não dentro do mesmo domicílio: irmãos, meio-irmãos, avós, tios e primos de diversos graus.
( ) Aos diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes, é dado o nome de rede social de apoio, para diferenciá-la de família e de família extensa.
( ) O fato de crianças e adolescentes terem direitos significa que os mesmos são beneficiários de obrigações por parte de terceiros: a família, o mercado e a comunidade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D