Questões de Concurso Público MPE-MG 2012 para Analista do MP - Relações Públicas

Foram encontradas 23 questões

Q2213360 Relações Públicas
“As organizações em geral, como fontes emissoras de informações para seus mais diversos públicos, não devem ter a ilusão de que todos os seus atos comunicativos causam os efeitos positivos desejados ou são automaticamente respondidos e aceitos da forma como foram intencionados” (KUNSCH, 2003, p.72).
Considerando a citação acima e, nesse contexto, a complexidade que envolve um processo comunicativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2213361 Relações Públicas
Segundo Kunsch (2003, p.95) “[...] as relações públicas enfatizam o lado institucional e corporativo das organizações.”
Com base nesse pensamento da autora, analise as afirmativas sobre as atividades do profissional de relações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Supervisionam e coordenam programas de comunicação com públicos − grupos de pessoas que se auto-organizam quando uma organização os afeta ou vice-versa.
( ) Baseiam-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos.
( ) Objetivam persuadir o público-alvo e satisfazer os clientes/consumidores.
( ) Preveem e gerenciam conflitos e crises por que passam as organizações e podem despontar no âmbito de diversas categorias de públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2213362 Relações Públicas
“Como função política, as relações públicas lidam basicamente com as relações de poder dentro das organizações e com a administração de controvérsias confrontações, crises e conflitos sociais que acontecem no ambiente do qual fazem parte” (KUNSCH, 2003, p.109).
Analise as seguintes assertivas da autora relativas à função política das relações públicas, e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2213363 Relações Públicas
Ao abordar as novas concepções da comunicação no contexto organizacional Deetz (2010), afirma que a comunicação, cada vez mais, vem sendo reconhecida como o processo fundamental pelo qual as organizações existem e como central para a análise da produção e reprodução organizacionais.

Analise estas afirmativas referentes às novas concepções da comunicação sobre as quais se refere o autor.
I. As novas concepções de comunicação vêm demonstrando que a comunicação é constitutiva das organizações e da vida organizacional.
II. Diferentemente de concepções anteriores, nas novas concepções o foco está na formação do significado, da informação, do conhecimento e do grau em que o processo comunicacional é livre e aberto em relação à inclusão das pessoas e do seu contexto.
III. Os estudos de comunicação substituem a psicologia organizacional como principal fundamento teórico para o estudo da vida organizacional.
IV. As teorias e práticas de comunicação diferem de acordo com a extensão de seu favorecimento à participação aberta.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2213364 Relações Públicas
Nas suas discussões sobre os estudos críticos da organização, Mumby (2010) afirma que eles abordam as formas com que as pessoas produzem significado no contexto de estruturas maiores de poder além de enfatizarem a relação entre organização e humanização.
Sobre os estudos críticos e sua relação entre a comunicação e humanização apresentada pelo autor, assinale a afirmativa INCORRETA
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: A