Questões de Concurso Público MPE-MG 2012 para Analista do MP - Engenharia Sanitaria

Foram encontradas 7 questões

Q2214065 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na etapa de mistura rápida ocorre o contato entre o coagulante e a água, com formação de espécies hidrolisadas que interagem com as impurezas presentes na água.
Sobre a etapa de mistura rápida, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2214066 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre unidades de floculação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O tempo de percurso da água coagulada até a unidade de floculação deve ser superior a um minuto, a menos que haja dispositivos especiais para conferir à água um gradiente médio, menor ou igual ao observado na entrada da primeira câmera do sistema de floculação.
( ) Os sistemas de floculação hidráulica mais comumente encontrados nas estações de tratamento de água são os de chicanas com escoamento vertical ou horizontal e com menor frequência, o de escoamento helicoidal e o de meio granular fixo ou expandido.
( ) Os sistemas de floculação mecanizados podem ter equipamentos com eixo vertical ou horizontal e podem ter rotores de paletas giratórias paralelas ou perpendiculares ao eixo, ou rotores constituídos de turbinas com pás ou hélices.
( ) A escolha do sistema de floculação mecanizado pelo projetista deve levar em conta a capacidade da estação e, sempre que possível, é recomendável o uso de equipamentos com eixo horizontal devido ao problema de deflexão entre os mancais de apoio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2214068 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as seguintes afirmativas sobre a norma NBR 15.527/2007 que dispõe sobre os requisitos para aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

I. A norma NBR 15.527/2007 se aplica a usos não potáveis em que as águas de chuva podem ser utilizadas após tratamento adequado como, por exemplo, descargas em bacias sanitárias, irrigação de plantas ornamentais e hortaliças ingeridas cruas, lavagem de veículos, além de limpezas de calçadas e ruas.
II. Incluem-se na concepção do sistema de aproveitamento de água de chuva os estudos das séries históricas e sintéticas das precipitações da região onde será realizado o projeto.
III. A água de chuva reservada deve ser protegida contra a incidência direta da luz solar e do calor, bem como de animais que possam adentrar o reservatório por meio da tubulação de extravasão.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2214077 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito das condições e padrões de lançamento de efluentes em corpos receptores que constam na Deliberação Normativa conjunta do COPAM/CERH-MG n. 1, de 05 de maio de 2008, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Qualquer efluente só poderá ser descartado após tratamento e deverá atender as condições de enquadramento do corpo hídrico receptor na vazão de referência, mesmo em águas de classe especial.
( ) Os efluentes não poderão conferir ao corpo de água características em desacordo com as metas obrigatórias progressivas, intermediárias e final do seu enquadramento.
( ) A diluição dos efluentes antes do seu lançamento com águas de melhor qualidade só poderá ocorrer para um regime de lançamento com vazão máxima de até 1,5 vezes a vazão média do período de atividade diária.
( ) Os padrões de lançamento de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) mencionados na Convenção de Estocolmo, para classes 2 e 3, poderão ser elevados, caso o estudo da capacidade de autodepuração do corpo receptor demonstre que o padrão de oxigênio dissolvido máximo não será desobedecido, com exceção da zona de mistura, conforme modelos internacionalmente reconhecidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2214078 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma pequena indústria de laticínios terá de instalar uma estação de tratamento de águas residuárias para o lançamento destas águas no corpo receptor. Devido às características de seus efluentes a estação deverá tratar conjuntamente as águas residuárias geradas no processo industrial (efluente industrial) e na área administrativa (esgotos sanitários). Para a escolha do tipo de tratamento e sucessivamente para o dimensionamento da estação, a equipe de engenharia deverá conhecer a vazão total e a carga orgânica poluidora total gerada pela indústria. Nessa indústria trabalham 15 funcionários em uma produção média de leite processada de 10 m3/dia, e a cada 1 m3 de leite processado é gerada uma vazão média do efluente industrial de 4 m3 . A concentração de DBO5 do efluente industrial é de 3000 mg/L e dos esgotos sanitários é de 200 mg/L.
Considerando uma quota per capita de água de 60 L/funcionário/dia e uma carga per capita de DBO de 50 g/habitante/dia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: D