Questões de Concurso Público MPE-MG 2012 para Analista do MP - Arquitetura

Foram encontradas 5 questões

Q2213075 Arquitetura
“1783 foi um marco na concepção do paisagismo brasileiro nos moldes que entendemos hoje. A inauguração, nesse ano de determinado espaço público do Rio de Janeiro, então capital da colônia e mero entreposto comercial e administrativo, tem significado especial, na medida em que, pela primeira vez, um espaço público é criado e concebido para o lazer da população. Até então, os espaços tratados limitavam-se a jardins particulares e pátios de conventos, que eram muito pouco elaborados e, na sua simplicidade, apresentavam uma visão doméstica e familiar, sendo arranjados de modo convencional, sem grandes preocupações visando o cultivo de flores ou árvores frutíferas” (MACEDO, 1999, p. 7).
Assinale o nome do espaço público inaugurado em 1783, ao qual o texto acima se refere.
Alternativas
Q2213079 Arquitetura
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando as linhas projetuais do paisagismo no Brasil (MACEDO, 1999). Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2213080 Arquitetura
“Paisagismo é um termo genérico no Brasil, e é utilizado para designar as escalas, formas e estudos sobre a paisagem e que podem variar do simples procedimento de plantio de jardim até o processo de concepção de projetos completos de arquitetura paisagística como parques e praças” (MACEDO, 1999, p. 13).
De acordo com Macedo (1999), as citações abaixo apresentam justificativas CORRETAS para a implantação de parques ou praças, EXCETO
Alternativas
Q2213081 Arquitetura
“Os princípios ambientalistas, que visam conservação e preservação dos recursos ambientais do país e que a partir de 1988 estão incluídos na nova Constituição Brasileira, influenciam a concepção de um sem número de novos logradouros públicos de porte, especialmente os parques” (MACEDO, 1999, p. 120).
Assinale a alternativa que justifica corretamente por que o Parque Sara Kubistchek, em Brasília, projetado por Burle Marx em 1974, atrai milhares de usuários diariamente e nos fins de semana, segundo Macedo (1999). 
Alternativas
Q2213084 Arquitetura
Imagem associada para resolução da questão


“O parque Dom Pedro II perdeu seu caráter bucólico e assumiu desde meados do século XX a função de nó viário no centro de São Paulo, com um espaço público deficiente e inseguro. Futuras intervenções estão sendo propostas com menos viadutos, vias enterradas e novos equipamentos.”
(Revista AU. Plano urbanístico do parque D. Pedro II. São Paulo: PINI, dez. 2011, ano 26, n. 213, p. 63.)
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. A presença de parques urbanos ao longo dos rios, quando despoluídos, trazem melhorias climáticas e estéticas à paisagem urbana.
II. A retificação e canalização dos rios no ambiente urbano é um mecanismo para o combate às cheias.
III. Implantar vias arteriais sobre os rios contribui para a mobilidade municipal.
IV. Os parques lineares ao longo de rios contribuem para o encontro e lazer do público em geral.
Em relação à concretização das futuras intervenções para o Parque D. Pedro II, aqui apresentadas, é CORRETO apenas o que se afirma nos itens 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: B