Questões de Concurso Público MPE-MG 2012 para Analista do MP - Arquitetura

Foram encontradas 17 questões

Q2213062 Arquitetura
Analise as seguintes afirmativas sobre os conceitos de monumento e monumento histórico desenvolvidos por Françoise Choay em seu livro A alegoria do patrimônio e assinale com V as verdadeiras e F as falsas.
( ) Monumento é constituído em objeto de saber e integrado numa concepção linear do tempo.
( ) Monumento histórico não é, desde o princípio, desejado e criado como tal, ele é constituído a posteriori.
( ) Monumento é tudo o que for edificado por uma comunidade de indivíduos para rememorar ou fazer com que outras gerações de pessoas rememorem acontecimentos, sacrifícios, ritos ou crenças (túmulo, templo, coluna, arco do triunfo, obelisco, estela, totem).
( ) Monumento é uma criação deliberada cuja destinação foi pensada a priori.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA
Alternativas
Q2213063 Arquitetura
“A noção de patrimônio urbano histórico constituiu-se na contramão do processo de urbanização dominante. Ela é o resultado de uma dialética da história e da historicidade que se processa entre três figuras (ou abordagens) sucessivas da cidade antiga” (CHOAY, 2001, p. 179).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os conceitos das três figuras da noção de patrimônio histórico urbano trabalhadas por Françoise Choay em seu livro A alegoria do patrimônio.
COLUNA I
1. Figura memorial 2. Figura histórica: papel propedêutico 3. Figura historial
COLUNA II
( ) Encontra expressão na obra de Camillo Sitte (1843- 1903). O estudo morfológico das cidades antigas e, portanto, a história formal de seu espaço constituem instrumento que serve de descobertas para o urbanista. A cidade antiga também pode nos dar lições.
( ) Apareceu na obra de G. Giovannoni (1873-1943), para quem os conjuntos urbanos antigos podem ser integrados numa concepção geral da organização do território, com a condição de que recebam um tratamento conveniente e que neles não se implantem atividades incompatíveis com sua morfologia.
( ) Aparece na Inglaterra por intermédio de Ruskin (1819-1900) que prega que é sacrilégio tocar nas cidades da era pré-industrial. Para ele nós devemos continuar a habitar as cidades como no passado. Elas são garantias de nossa identidade pessoal, local, nacional, humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2213068 Arquitetura
Considerando as infrações disciplinares previstas no artigo 18, da Lei n. 12.378/2010, que regulamenta o exercício da arquitetura e urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2213069 Arquitetura
A Lei Federal n. 12.378, de 31 de dezembro de 2010, regulamenta o exercício da arquitetura e do urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O artigo 2o estabelece as atividades e atribuições do arquiteto e urbanista e, em seu parágrafo único define os campos de atuação profissional para o exercício da arquitetura e urbanismo.
Assinale a alternativa que, de acordo com a Lei Federal n. 12.378/2010, NÃO é campo de atuação profissional para o exercício da arquitetura e urbanismo. 
Alternativas
Q2213075 Arquitetura
“1783 foi um marco na concepção do paisagismo brasileiro nos moldes que entendemos hoje. A inauguração, nesse ano de determinado espaço público do Rio de Janeiro, então capital da colônia e mero entreposto comercial e administrativo, tem significado especial, na medida em que, pela primeira vez, um espaço público é criado e concebido para o lazer da população. Até então, os espaços tratados limitavam-se a jardins particulares e pátios de conventos, que eram muito pouco elaborados e, na sua simplicidade, apresentavam uma visão doméstica e familiar, sendo arranjados de modo convencional, sem grandes preocupações visando o cultivo de flores ou árvores frutíferas” (MACEDO, 1999, p. 7).
Assinale o nome do espaço público inaugurado em 1783, ao qual o texto acima se refere.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: D