Questões de Concurso Público Prefeitura de São Martinho - RS 2026 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 9 questões

Q4137476 Fonoaudiologia
Em relação ao mascaramento na avaliação audiológica, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q4137477 Fonoaudiologia
 De acordo com as recomendações do Joint Committee on Infant Hearing (2019), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4137478 Fonoaudiologia
Em relação aos mecanismos envolvidos na produção da frequência fundamental da voz, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4137479 Fonoaudiologia
 Sobre o diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem em adultos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4137480 Fonoaudiologia
 De acordo com Cardoso (2015), sobre a abordagem cognitiva do desenvolvimento da linguagem infantil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4137482 Fonoaudiologia
De acordo com Mazzoni (2025), sobre os desafios no tratamento da anquiloglossia e seus impactos na amamentação em recém-nascidos e lactentes, analise as assertivas a seguir:

I. A avaliação do frênulo lingual deve ser realizada preferencialmente na maternidade, sendo complementada pela observação da pega e da dinâmica da mamada, e não apenas pelo exame anatômico isolado.

II. Quando há dificuldade na amamentação associada à anquiloglossia, o bebê deve ser mantido em jejum até que a decisão sobre a frenotomia seja tomada pela equipe, a fim de evitar interferências no processo diagnóstico.

III. Quando a amamentação direta ao seio não é viável durante o processo diagnóstico da anquiloglossia e tem-se que optar por métodos alternativos, a relactação é contraindicada por interferir na avaliação funcional da mamada.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q4137483 Fonoaudiologia
Sobre a definição de objetivos, estratégias e limite terapêutico na disfagia pediátrica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4137484 Fonoaudiologia
Sobre a avaliação clínica da deglutição na prática fonoaudiológica, analise as assertivas a seguir:

I. A avaliação clínica da deglutição é um procedimento de beira de leito que permite inferir, com base em sinais clínicos observáveis, o risco de penetração e aspiração laringotraqueal, sendo reconhecida como etapa essencial no rastreamento e diagnóstico da disfagia orofaríngea.

II. A ausência de tosse durante ou após a oferta de alimento é suficiente para descartar aspiração laringotraqueal, uma vez que a tosse reflexa é o principal indicador clínico de disfagia em todos os perfis de pacientes.

III. A avaliação clínica da deglutição deve contemplar aspectos como nível de consciência, controle de saliva, qualidade vocal após a deglutição e eficiência mastigatória, pois esses elementos compõem o raciocínio clínico do fonoaudiólogo na definição da via e da consistência alimentar mais segura.

IV. Quando há suspeita de aspiração silente — especialmente em pacientes neurológicos — a avaliação clínica isolada apresenta limitações reconhecidas, sendo os exames instrumentais, como a videoendoscopia da deglutição e a videofluoroscopia, indicados para confirmação diagnóstica.


Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4137485 Fonoaudiologia
Sobre o diagnóstico funcional e a conduta terapêutica fonoaudiológica nas Disfunções Temporomandibulares (DTM), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: B
6: A
7: B
8: C
9: B