Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Candelária - RS 2026 para Orientador Social
Foram encontradas 4 questões
Em uma situação de atendimento na rede socioassistencial, são observados os seguintes elementos:
• Prioridade no atendimento em serviços públicos e privados;
• Proteção da dignidade e da autonomia;
• Preservação de vínculos familiares e comunitários;
• Responsabilização conjunta entre família, sociedade e Estado;
• Prevenção de situações de negligência, violência e abandono.
Esses elementos correspondem de forma transversal a:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos estruturantes da organização da proteção social no SUAS às suas respectivas dimensões operacionais e analíticas no trabalho socioassistencial.
Coluna 1
1. Integralidade da proteção social.
2. Territorialização da proteção social.
3. Intersetorialidade na gestão pública.
4. Controle social no SUAS.
Coluna 2
( ) Compartilhamento de responsabilidades entre políticas públicas distintas para enfrentamento de expressões complexas da questão social.
( ) Produção de diagnósticos e intervenções a partir de recortes socioespaciais, considerando desigualdades, riscos e potencialidades locais.
( ) Participação de usuários e sociedade civil na formulação, fiscalização e avaliação da política pública em instâncias institucionalizadas.
( ) Articulação contínua de ações, serviços e benefícios sob lógica de rede, com reconhecimento de múltiplas necessidades sociais não fragmentadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O PPP do SCFV orienta o planejamento das atividades socioeducativas, articulando convivência, fortalecimento de vínculos e proteção social, em consonância com os princípios da LOAS.
( ) O currículo do SCFV se organiza de forma flexível, estruturado por eixos e ciclos de vida, mantendo distância de conteúdos escolares formais e priorizando experiências de convivência e participação social.
( ) Os registros das atividades no SCFV compõem o acompanhamento do usuário e contribuem para o planejamento do trabalho social, sem finalidade de avaliação de rendimento escolar ou certificação educacional.
( ) A organização dos percursos socioeducativos no SCFV é definida pelas demandas locais, cabendo aos eixos estruturantes nacionais e aos objetivos de convivência e fortalecimento de vínculos a função de subsídio complementar.
( ) O PPP do SCFV se relaciona ao planejamento das ações, e sua função pode variar conforme a organização da gestão municipal, especialmente na definição das oficinas e atividades desenvolvidas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: