Questões de Concurso Público Prefeitura de Getúlio Vargas - RS 2026 para Engenheiro Civil - 20h
Foram encontradas 9 questões


Considerando as regras de concordância verbal e de acentuação gráfica da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos a seguir, retirados do texto:
• “Prefeituras _____ mantido programas consistentes de fumigamento em áreas de risco”.
• “Fica demonstrado mais uma vez que o Brasil _____ conhecimento técnico e base logística para estruturar programas bem-sucedidos [...]”.

“O cenário sombrio que se vislumbrava em 2024 não se confirmou, devido ao conjunto de providências tomadas para reverter a epidemia”.
Em relação à colocação pronominal, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a obrigatoriedade do uso da próclise nos casos destacados acima.



I. Em “Cabe aos cientistas investigar os fatores preponderantes para a queda nos casos. Mas parece evidente que o programa de combate à dengue tem surtido efeito”, o ponto-final pode ser substituído por vírgula, com a devida correção para letra minúscula no vocábulo “Mas”.
II. Em “Para começar, as campanhas de esclarecimento para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti”, a segunda vírgula foi utilizada para separar o aposto.
III. Em “Há ainda armadilhas usadas para controlar e monitorar a população do mosquito, conhecidas como ovitrampas, já presentes em 1,6 mil municípios”, o par de vírgulas pode ser substituído por travessões.
Quais estão corretas?



Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima