Questões de Concurso Público CRT-RS 2026 para Técnico Fiscal - Técnico em Mecatrônica

Foram encontradas 9 questões

Q4024925 Português
Com base na regência verbal e nas regras de uso do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 03, 16 e 25 do texto.
Alternativas
Q4024927 Português
Sobre o texto, analise as assertivas abaixo:
I. Pode ser caracterizado como um texto de divulgação científica, pois explica conceitos da Botânica a um público não especializado.
II. A autora constrói seu texto utilizando linguagem denotativa e figurada para explicar os processos de respiração vegetal.
III. Utiliza fatos e opiniões para apresentar características consideradas interessantes sobre as cerejeiras e outras espécies de árvores.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4024928 Português
Na frase “as árvores também precisam de ‘janelas’ em seus troncos e galhos para permitir a circulação de ar”, retirada do texto, o uso das aspas na palavra “janelas” indica que
Alternativas
Q4024931 Português
Sobre a palavra “têm” no trecho “As folhas têm pequenos orifícios em suas superfícies”, retirado do texto, analise as seguintes assertivas:
I. É classificada como verbo.
II. Está corretamente acentuada, pois a expressão “pequenos orifícios” está no plural.
III. Perderia o acento gráfico caso a expressão “as folhas” fosse substituída por “a folha”.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4024932 Português
Sobre a reescrita de alguns trechos do texto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O trecho “Ao entrar em um carro que ficou o dia todo sob o sol, a primeira reação costuma ser abrir as janelas para permitir a circulação de ar” pode ser reescrito como “Quando entramos em um carro que ficou o dia inteiro ao sol, a primeira reação costuma ser abrir as janelas para que o ar circule” sem que isso cause alterações em seu sentido original.
( ) O trecho “As árvores também respiram, assim como nós” pode ser transformado em “As árvores também respiram, assim como os humanos”, o que o tornaria impessoal.
( ) O trecho “Essas fendas em forma de lente na casca permitem a passagem de gases entre as células vivas” seria corretamente reescrito na voz ativa como “A passagem de gases entre as células vivas é permitida pelas fendas em forma de lente na casca”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4024933 Português
Em relação aos antônimos de algumas palavras retiradas do texto, analise as assertivas abaixo:
I. “orifícios” (l. 08) é um antônimo de “aberturas”.
II. “impermeável” (l. 16) é um antônimo de “hidrorrepelente”.
III. “estreitas” (l. 18) é um antônimo de “largas”.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4024934 Português
Assinale a alternativa que indica uma palavra que poderia substituir “proeminentes” no trecho a seguir, retirado do texto, sem causar alterações significativas ao seu sentido original:
“Algumas árvores, como a cerejeira e a bétula, têm lenticelas bem proeminentes, mas a maioria é invisível a olho nu”. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: C
5: D
6: C
7: A
8: B
9: E