Questões de Concurso Público IF-AM 2025 para Técnico de Laboratório - Área Recursos Pesqueiros

Foram encontradas 3 questões

Q3274340 Biologia
O ____________ na água é um parâmetro de vital importância na piscicultura. A maioria dos peixes o captura por meio de um complexo órgão branquial, sendo utilizado para a respiração celular. Assim, a sua disponibilidade em níveis adequados é essencial para que os peixes possam se alimentar e crescer da forma esperada. Para espécies de águas frias, a sua concentração na água deve ser sempre superior a 5,0 mg/L. Já para os de águas quentes (tropicais), o ideal é uma concentração acima de 3,0 mg/L. Em situações nas quais a concentração esteja abaixo desses valores, os animais poderão sobreviver, porém isso resultará em desempenho aquém do esperado. Níveis abaixo de 1,0 mg/L são letais para a maioria das espécies, se expostas por muitas horas a essa situação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna o trecho acima.
Alternativas
Q3274349 Biologia
As mudanças climáticas, impulsionadas pelo aumento dos gases de efeito estufa, impactam diretamente os ecossistemas aquáticos. O aquecimento dos oceanos, a acidificação das águas, as variações na salinidade e a menor solubilidade do oxigênio afetam o metabolismo, o crescimento e a reprodução de diversas espécies aquícolas, tanto marinhas quanto continentais. A partir desse contexto, analise as assertivas a seguir:

I. O aumento da temperatura dos oceanos tem impactos diretos no metabolismo, crescimento e reprodução das espécies marinhas. Espécies como salmão, camarão e ostras, por exemplo, são sensíveis às mudanças térmicas. O crescimento e a sobrevivência dessas espécies são comprometidos quando a temperatura excede os limites ideais.
II. A acidificação das águas oceânicas, que ocorre devido à maior absorção de CO₂ pelos mares, prejudica organismos calcários, como moluscos e corais, comprometendo sua capacidade de formar estruturas calcárias essenciais para sua sobrevivência. As alterações nos recifes de corais impactam não apenas as espécies que deles dependem para abrigo e alimentação, mas também a biodiversidade marinha como um todo.
III. As alterações na salinidade e nos padrões de precipitação também têm um impacto direto na aquicultura marinha, principalmente nas zonas costeiras, onde a salinidade pode variar devido a mudanças na quantidade de precipitação e no aumento do nível do mar. Espécies marinhas, como mexilhões e ostras, que dependem de uma salinidade constante para sua sobrevivência e reprodução, podem enfrentar dificuldades à medida que os padrões de salinidade se alteram.
IV. A temperatura elevada das águas diminui a solubilidade do oxigênio, prejudicando a respiração das espécies de água doce e marinha. Esse fenômeno é particularmente crítico para espécies de água doce, como a tilápia, que são muito sensíveis a variações térmicas.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3274354 Biologia
A ______________ pode ser definida como a condição em que as capturas de uma ou todas as classes de idade em uma população são tão elevadas que reduzem a biomassa, o potencial de desova e as capturas no futuro a níveis inferiores aos de segurança. Ela pode ser de crescimento, quando ocorre decréscimo no número de recrutas pelo excesso de captura dos indivíduos jovens, não lhes dando chance de crescer; de recrutamento, quando se constata decréscimo no estoque reprodutor, pelo excesso de captura dos reprodutores, não lhes dando oportunidade de contribuir para a reposição do estoque; ou ecossistêmica, quando a composição e dominância das espécies são significativamente modificadas pela pesca.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B