Questões de Concurso Público SIMAE - SC 2024 para Operador de ETA

Foram encontradas 4 questões

Q3453008 Química
A molécula da água é constituída por dois átomos de hidrogênio unidos a um átomo de oxigênio. Essa forma assimétrica assumida pela molécula resulta dos elétrons negativos e positivos dos seus elementos. A separação de cargas, ou dipolo resultante, induz a formação de forças atrativas entre as moléculas da água, chamada de enlaces ou pontes de hidrogênio. Esse tipo de ligação química confere à água características especiais. Em relações a essas características, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3453011 Química
O sistema carbonato é fundamental na química da água. Seu estudo inclui problemas relacionados principalmente ao controle de corrosão e ao abrandamento da água, envolvendo a saturação do carbonato de cálcio. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3453015 Química
Quando um álcool é submetido a aquecimento próximo a 170°C, ele sofre uma desidratação intramolecular que resulta em um alceno. Essa reação recebe o nome de desidratação alcoólica. Para ser possível prever o produto principal desse tipo de reação, utiliza-se a regra de Saytzeff. Em relação à essa desidratação alcoólica, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3453019 Química
A temperatura é a medida quantitativa do grau de aquecimento ou resfriamento de dada substância. A forma mais conhecida usa o princípio da dilatação de um volume de uma massa fixa de um fluido, encapsulado em um tubo de vidro. Em relação aos equipamentos utilizados nessa operação, analise as assertivas abaixo:

I. O termômetro de resistência tem base na alteração da resistência elétrica de um condutor com temperatura.
II. O termopar tem base na geração de uma diferença de tensão criada pela junção de dois metais diferentes em função da temperatura.
III. O pirômetro tem base no recebimento de energia irradiante do material quando exposto a alta temperatura.

Quais estão INCORRETAS? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C