Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulo Bento - RS 2024 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q2397505 Farmácia
Segundo a RDC nº 44/2009, que dispõe sobre boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2397506 Farmácia
De acordo com as Diretrizes Brasileiras para Diagnóstico e Tratamento da Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida (2020), a insuficiência cardíaca é a via final de muitas doenças que afetam o coração. Em relação às classes farmacológicas utilizadas no tratamento de insuficiência cardíaca crônica e suas indicações, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O tratamento com Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) deve ser iniciado em doses baixas, que devem ser aumentadas gradualmente até as maiores doses toleradas dentro do alvo terapêutico, excluídos casos de intolerância, contraindicação e gestantes.
( ) Betabloqueadores como o succinato de metoprolol, bisoprolol e carvedilol são indicados para pacientes com insuficiência cardíaca, porém não podem ser utilizados em associação com os IECA.
( ) Os Antagonistas do Receptor da Angiotensina II (ARA II) devem ser utilizados em pacientes com insuficiência cardíaca e com intolerância ou contraindicação aos IECA, em especial aqueles que desenvolvem tosse.
( ) O uso da digoxina se restringe a pacientes que permanecem sintomáticos apesar do tratamento com IECA, ARA II, betabloqueador e antagonista da aldosterona. A digoxina possui uma estreita janela terapêutica, o que diminui os efeitos tóxicos do medicamento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2397507 Farmácia
De acordo com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para hepatite B e Coinfecções (2017), o tratamento para hepatite B crônica tem como indicações o uso dos seguintes medicamentos: 
Alternativas
Q2397508 Farmácia
Em relação ao medicamento espironolactona, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A espironolactona de 25 mg e 100 mg está presente na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e faz parte do componente básico da Assistência Farmacêutica.
II. A espironolactona é um antagonista da aldosterona e atua como diurético e como anti-hipertensivo.
III. A dosagem de 25 mg a 100 mg por dia é útil no tratamento da hipopotassemia e/ou hipomagnesemia induzida por diuréticos.
IV. A espironolactona causa aumento das quantidades de sódio e água a serem excretados, enquanto o potássio é retido.
Alternativas
Q2397509 Farmácia
Segundo a Portaria nº 344/1998, que aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial e demais leis e resoluções referentes, analise as assertivas abaixo referentes ao medicamento talidomida e assinale a alternativa correta.

I. A quantidade de talidomida por prescrição, em cada Notificação de Receita, não poderá ser superior à necessária para o tratamento de 30 dias.
II. A Notificação de Receita Especial da Talidomida terá validade de 30 dias, contados a partir de sua emissão e somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração.
III. O medicamento talidomida faz parte da lista C2, substâncias imunossupressoras.
IV. A cada prescrição do medicamento à base de talidomida, o paciente deverá receber do prescritor a Notificação de Receita de Talidomida e o Termo de Responsabilidade. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: A
5: C