Questões de Concurso Público IF-AP 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 24 questões
I. No capitalismo monopolista, o Estado é direcionado para garantir os direitos da classe trabalhadora a fim de produzir a emancipação política e humana.
II. A funcionalidade essencial da política social do Estado burguês no capitalismo monopolista se expressa nos processos referentes à preservação e ao controle da força de trabalho.
III. No capitalismo monopolista, a política social se constitui em políticas sociais, e as sequelas da questão social passam a ser enfrentadas em suas refrações, recortadas como problemáticas particulares (o desemprego, a fome, a carência habitacional etc.).
Quais estão corretas?
( ) Ao defender uma concepção de saúde, o movimento de Reforma Sanitária salientou a importância da determinação social sustentada nas categorias de trabalho e reprodução social da vida.
( ) Na defesa do projeto de emancipação da classe trabalhadora, ressalta-se a mercantilização da saúde e da previdência e a ampliação do assistencialismo.
( ) Ao garantir direitos sociais, as políticas sociais podem contribuir para melhorar as condições de vida e trabalho das classes que vivem do seu trabalho, podendo alterar estruturalmente o capitalismo e superá-lo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O assistente social tem um processo de trabalho único e exclusivo nas políticas de assistência social.
II. A assistência social está na gênese do desenvolvimento do Serviço Social, entendido enquanto evolução da caridade.
III. Serviço Social e assistência social são políticas públicas.
Quais estão INCORRETAS?
I. A competência técnica-instrumental, de razão descritiva e empírica, é capaz de desvendar os fundamentos conservantistas e tecnocráticos do discurso da competência burocrática.
II. A teoria pós-moderna afirma-se como expressão, no campo do pensamento, da processualidade do ser social, apreendido nas suas mútuas relações e determinações, isto é, como “concreto pensado”.
III. Os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, e a Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão, estabelece as competências e atribuições profissionais.
Quais estão corretas?
I. Com a mudança da base técnica e tecnológica atual do trabalho, com a produtividade sendo fortemente elevada, o trabalho não é mais o eixo fundamental da sociabilidade humana, devido ao seu prejuízo frente à transformação digital.
II. A concepção de trabalho como fundador da sociabilidade humana implica o reconhecimento de que as relações sociais construídas pela humanidade, desde as mais antigas, sempre se assentaram no trabalho como fundamento da própria reprodução da vida.
III. A concepção de trabalho diferencia-se e não se confunde com a de postos de trabalho – para o capital, emprego – porque o trabalho é criação, é motor de civilização e fonte de realização das potencialidades da natureza social do homem.
Quais estão corretas?
( ) O Serviço Social tem parecer jurídico que versa sobre a necessidade da definição de quais são os órgãos de imprensa que os Conselhos Regionais de Serviço Social poderão utilizar para publicar penalidade de advertência pública ao assistente social que foi submetido a regular processo ético e, depois de esgotados os meios de defesa, transitada em julgado a decisão.
( ) O Serviço Social tem parecer que discorre sobre a quebra de sigilo em equipe multiprofissional.
( ) O Serviço Social tem parecer que trata sobre o sigilo processual, enquanto dever institucional dos conselhos de profissões regulamentadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Reconhece-se e enfatiza-se a natureza investigativa das competências profissionais. Mais do que uma postura, o caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências/atribuições profissionais.
II. A investigação é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais.
III. Quando se realiza entrevistas, se está exercitando a dimensão investigativa da profissão, por meio de informações extraídas diretamente da realidade.
Quais estão corretas?
( ) A política de educação é composta por níveis e modalidades de ensino, e cada um deles tem particularidades no tocante a dinâmica dos espaços ocupacionais, legislações e prerrogativa dos entes governamentais, profissionais e públicos.
( ) As demandas apresentadas aos assistentes sociais em relação à educação nunca estiveram limitadas a uma inserção restrita aos estabelecimentos educacionais tradicionais, envolvendo tanto o campo da educação formal como as práticas no campo da educação popular.
( ) Pensar a educação como dimensão da vida social significa compreendê-la em sua relação com o trabalho, categoria secundária no processo de formação e exercício profissional devido à sua subalternidade referente aos demais complexos da vida social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A categoria profissional parte da compreensão e defesa de que as dimensões investigativa e interventiva devem ser estabelecidas como princípios formativos e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade.
II. A investigação para o Serviço Social ainda deve ganhar o estatuto de elemento constitutivo da própria intervenção profissional, o que ainda não está previsto nas Diretrizes Curriculares do Serviço Social.
III. A dimensão investigativa proporciona a construção de subsídios para o profissional pensar e repensar a atuação profissional dele.
Quais estão corretas?