Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Santa Rita - RS 2023 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 4 questões

Q2109153 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Plantas daninhas são espécimes vegetais que, quando presentes em áreas comerciais de produção de grãos, cereais, fibras ou pastagem em geral, competem com as espécies de interesse comercial reduzindo a produção e produtividade. Referente às plantas daninhas e seu controle, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A interceptação determina a quantidade de herbicida que, após aplicado, torna-se parcialmente disponível para absorção pela planta.
( ) O processo metabólico da planta que recebeu um determinado herbicida passa pela absorção, sendo esse uma função da interação existente entre o ambiente aéreo e o solo com a planta.
( ) Uma das principais portas de entrada de herbicida na planta é por meio dos estômatos.
( ) Formada por um micélio de camadas de cera, cutina, pectina e celulose, a membrana cuticular é a principal barreira para adsorção de herbicidas pelas folhas.
( ) A espessura da cutícula das folhas pode variar em função das condições do vento, da presença de déficit hídrico, da umidade do ar e da temperatura.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2109155 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A escolha de qual herbicida posicionar no controle de plantas daninhas passa pela análise de diferentes fatores. Independentemente disso, cada herbicida é específico para um determinado grupo de plantas daninhas. A descoberta dos inibidores de _______________ revolucionaram o controle de plantas daninhas na cultura da soja, pois substituíram produtos de aplicação ao solo. Como exemplos de ingredientes ativos deles, temos o Fluazifop, o Sethoxydim e o Clethodim. Já os herbicidas inibidores de ________________, que tem como dois principais grupos as imidazolinonas e as sulfoniluréias, descobertos em meados de 1970 e 80 são, em sua maior parte, posicionados no controle de plantas daninhas dicotiledôneas. Alguns dos ingredientes ativos desse grupo são o Nicosulfuron, o Imazapyr e o Chlorimuron. A entrada dos inibidores de _______________, de ação total, tem permitido a expansão do SPD no Brasil. Quando aplicados em plantas, são rapidamente absorvidos pela parte aérea, sendo também fortemente adsorvidos pelas partículas organominerais do solo, tornando-se indisponível para a absorção pelas raízes de plantas. Na planta, seu mecanismo de ação atua na rota de síntese de fenilalanina, tirosina e triptofano. Recentemente proibidos no Brasil, o paraquat é um dos herbicidas do grupo dos inibidores de _______________ e tiveram importante papel na introdução dos SPD. Uma das grandes vantagens desse grupo é que são rapidamente absorvidos pelas folhas, tolerando chuvas que poderiam ocorrer em até 30 minutos após a aplicação. Retornando com maior intensidade em estudos de manejo de plantas daninhas em préemergência, temos os inibidores de _________________. De ação específica em pré-emergência, são utilizados tanto para controle de plantas daninhas anuais de folha larga e algumas gramíneas. Um dos ingredientes ativos mais comuns no mercado é o Fomasafen.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q2109161 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao modo e aos mecanismos de ação dos herbicidas, analise as assertivas a seguir: 
I. Os inibidores de ALS atuam na primeira enzima da rota de síntese dos aminoácidos de cadeia ramificada, ou seja, sob a valina, a leucina e a isoleucina, aminoácidos não essenciais para mamíferos, pois são sintetizados por esses.
II. A enzima EPSPS é fortemente inibida por glifosato. Presente em todos os organismos vivos, sua baixa toxicidade em plantas e alta em animais, dada pela DL 50 de 22 e.a/kg, torna esse um dos herbicidas de maior contaminação dos aplicadores.
III. Reguladoras de crescimento vegetal, as auxinas sintéticas controlam exclusivamente o alongamento celular, com baixa ação sobre a atividade dos genes. Logo após sua aplicação, há acúmulo de cálcio no citoplasma, estímulo à produção de etileno e basificação da parede celular.
IV. Embora de pouca translocação, os inibidores do PROTOX têm ação radial dentro da célula, uma vez presentes, inibindo a síntese de clorofila, tornando a planta amarelada, sintoma que pode ser confundido com ausência de nitrogênio na planta.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q2109163 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma vez implantadas em campo, as culturas estão sujeitas de serem acometidas por doenças que, se não tratadas, acabarão reduzindo o potencial produtivo. Referente às doenças que acometem lavouras de soja e milho, analise as assertivas a seguir:

I. A mancha branca, também chamada de mancha de Phaeosphaeria, apresenta um aspecto inicial de anasarca, sendo causada pelo fungo Pantoea ananas. Alta precipitação, umidade relativa (>60%) e temperaturas noturnas são favoráveis à doença. 
II. Causada por fungos, a helmintosporiose tem sua disseminação pelo vento a longas distâncias. Temperaturas entre 18 e 27ºC são favoráveis à doença bem como a presença de orvalho.
III. A mancha púrpura, causada pelo fungo Cercospora kikuchii, ataca folhas e, por meio da vagem, chega à semente. Embora se instale na semente, ele não afeta a germinação, sendo seu controle realizado utilizando semente livre do patógeno, tratamento de semente e aplicações na parte aérea com acaricidas e inseticidas.
IV. A podridão radicular tem seu potencial maior de dano em temperaturas em torno de 25ºC e elevada umidade no solo durante a semeadura e a emergência. Uma vez instalada, não há medidas de controle em plantas adultas.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A