Questões de Concurso Público Prefeitura de Imbé - RS 2023 para Professor - História

Foram encontradas 9 questões

Q2334037 História
Firmado em meados do século XVIII entre Espanha e Portugal, o Tratado de Madri (1750) procurava definir uma nova fronteira na América meridional. A movimentação geopolítica delineada pelo tratado refletiu-se de modo significativo entre os guaranis aldeados sob a tutela da Companhia de Jesus, levando assim à rebelião conhecida como Guerra Guaranítica (1754-1756). Segundo Eduardo Neumann, esse foi um período marcado por intensa troca de correspondência entre jesuítas, autoridades peninsulares e os guaranis. Sobre a relação dos guaranis aldeados com a escrita e os usos que fizeram dela durante conflito com as monarquias ibéricas, analise as assertivas abaixo:

I. A reação indígena à chegada dos comissários demarcadores enviados pelas monarquias ibéricas ao território implicado na permuta foi de dupla ordem: escrita e armada.
II. A aquisição e o uso frequente da escrita pelas sociedades anteriormente não alfabetizadas constituição bastante comum no mundo colonial hispano-americano.
III. Os jesuítas proporcionaram a todos os guaranis aldeados oportunidades de educação e treinamento em leitura e escrita.
IV. Os guaranis utilizaram os conhecimentos de escrita adquiridos junto aos jesuítas para externar coletivamente seu ponto de vista, por escrito, na sua língua, procurando assim anular ou impedir a execução do Tratado de Madri.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2334038 História
“A agitação negra marcou a luta contra a escravidão na sociedade brasileira. A revolta escrava, individual ou coletiva, foi o primeiro e principal instrumento de instabilidade da ordem vigente. Rebeliões, crimes contra senhores, fugas e tantas outras formas de ação escravas vivenciadas no Brasil, até quando não explicitavam esse propósito, construíram os caminhos para a falência do mundo governado por proprietários de pessoas. Ao mesmo tempo, ao fazerem circular nas senzalas notícias sobre fugas, revoltas e ideias de liberdade, aqueles que estavam no cativeiro desestabilizavam a lógica escravista” (Albuquerque, 2009). Sobre os movimentos sociais abolicionistas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2334039 História
O governo de João Goulart foi marcado por uma série de fatores que se desenharam antes mesmo de sua chegada à presidência, mas que, no entanto, influenciaram diretamente os rumos de seu governo. Por exemplo, houve um importante avanço dos movimentos sociais e o surgimento de novos atores políticos. Sobre a ação dessas forças sociais emergentes, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2334040 História
Analise as assertivas a seguir sobre os períodos de transição democrática e da nova república brasileira:

I. A campanha “Diretas Já!” expressava, ao mesmo tempo, a vitalidade da manifestação popular por uma representação autêntica e a dificuldade dos partidos de exprimir suas reivindicações, em virtude da maioria que o PDS tinha no Congresso Nacional.
II. Para manter a ordem social em um contexto de crise econômica, o Governo José Sarney lançou mão de um governo autoritário, abolindo conquistas políticas anteriores. 
III. Após a redemocratização do Brasil (1985), observaram-se mudanças econômicas significativas no país, tais como a privatização de empresas estatais em setores como os de comunicação e mineração. 

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2334041 História
Sobre a Revolução Mexicana, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2334042 História
A Guerra do Pacífico (1879-1884) foi um conflito complexo envolvendo disputas territoriais, interesses econômicos e tensões políticas entre Chile, Peru e Bolívia. Sobre esse conflito, analise as assertivas a seguir:

I. O Tratado de Limites foi um acordo assinado pelos referidos países que estabelecia a concordância em repartir as rendas provenientes dos impostos de exploração extraídos da chamada zona de mútuos benefícios até o ano de 1899. 
II. Os chilenos saíram fortalecidos do conflito, já que o país obteve um acréscimo substancial de território e se apoderou das jazidas de guano e de salitre, o que impulsionaria a sua economia pelos próximos quarenta anos.
III. O Peru perdeu a região de Taparacá e cedeu ao Chile a administração das províncias de Tacna e Arica, já a Bolívia foi destituída da importante província de Antofagasta, a única parte de seu território que tinha acesso ao Oceano Pacífico. 

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2334043 História
A maior parte dos autores considera que foi no norte da Península Itálica que o Renascimento atingiu o seu auge. Entre outros fatores, foi a presença de mercadores de diferentes regiões e de uma forte burguesia, que garantia o financiamento da produção artística, que fez da Itália o contexto propício para o desenvolvimento das artes. Sobre as condições de desenvolvimento do Renascimento nas outras regiões da Europa, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2334045 História
Analise um trecho do poema “A criança que foi morta por um soldado em Nyanga”, de Ingrid Jonker, traduzido por Maria Helena D´Eugênio: 

A criança não está morta! [...] A criança está presente em todas as assembleias e tribunais Surge aos pares, nas janelas das casas e nos corações das mães Aquela criança, que só queria brincar sob o sol de Nyanga, está em toda parte!

Ingrid Jonker foi uma poeta sul-africana que, através da arte, lutou contra a desigualdade racial em pleno regime do apartheid. O poema acima foi lido por Nelson Mandela em sua cerimônia de posse como presidente da África do Sul, em 1994, como forma de marcar a dura luta do povo sul-africano pelo fim do regime de segregação. Sobre o regime de apartheid na África do Sul, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2334046 História
Entre os séculos VIII e VII a.C., com o advento da pólis, o mundo grego observou uma série de mudanças que marcaram profundamente os rumos de sua expansão civilizacional. Ainda que apresentassem formas variadas, no geral, o caráter revolucionário da pólis grega reside no estabelecimento de um tipo de modelo de organização social que descentraliza o poder das mãos da realeza e passa a investir na capacidade de organização dos homens por eles mesmos. Sobre o processo de transformação estimulado pelas pólis, analise as assertivas abaixo: 

I. A organização e a regulação das formas sociais, antes submetidas à figura do soberano, com o surgimento da pólis, passam a pertencer ao campo do debate, o que faz com que a palavra ganhe preeminência sobre todos os outros instrumentos de poder.
II. O debate e a publicização instituem a política como exercício de linguagem e permitem que o discurso mítico tome consciência de si próprio.
III. Concebida como algo sagrado, a lei escrita estabeleceu uma medida comum entre os homens e fez da justiça (diké) um negócio público.
IV. Em Esparta, havia uma instituição chamada apella, composta por magistrados eleitos por um ano que eram os guardiões da constituição (politheia). Assim, esses magistrados deveriam estar sempre prontos a atuar contra todos aqueles que pudessem ameaçá-la, mesmo que esses homens fossem gerontes ou reis.

Quais estão INCORRETAS? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: D
5: E
6: D
7: B
8: A
9: C