Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibiraiaras - RS 2023 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 7 questões

Q3581046 Engenharia Civil
Definida a solução para suprir a necessidade da administração, no caso da execução de uma obra pública, faz-se necessário elaborar um cronograma com a estimativa de todas as etapas a serem enfrentadas no processo de contratação pública. A linha de tempo proporcionará uma noção clara dos prazos mínimos a serem cumpridos do roteiro do planejamento, a fim de se atingir os objetivos com sucesso. Qual é a ordem correta das etapas do cronograma de investimento? 
Alternativas
Q3581047 Engenharia Civil
A análise dos quantitativos de serviços das planilhas orçamentárias é de extrema importância nas auditorias de obras públicas. Em relação aos critérios de medição e pagamento, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os quantitativos e os preços unitários presentes na planilha orçamentária podem variar consideravelmente em função dos critérios de medição e pagamento dos serviços.
( ) Os preços unitários deverão ser diretamente proporcionais aos quantitativos medidos conforme cada um dos critérios de medição, de forma a manter o preço total do serviço constante.
( ) Ao medir aterros compactados, o critério de medição adotado é medir a área em m2 comparando-a com as dimensões indicadas no projeto e descontando áreas de vazios.
( ) Em função da natureza do serviço que está sendo executado, deve-se admitir alguma margem de erro ou tolerância dos quantitativos apurados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3581048 Engenharia Civil
Tratando-se de orientação técnica aos procedimentos de execução de serviços de pavimentação e terraplanagem, analise a sentença abaixo:

Para o revestimento de granilite, também conhecido como marmorite, fundido sobre base de concreto, precisa ser submetido à cura, devendo ser proibida a passagem sobre o piso nas 24h seguintes à sua fundição (1ª parte). Na execução de pisos de concreto moldados in loco, o acabamento deve ser manual, sendo que o espalhamento precisa ser uniforme, prevendo-se adensamento com vibrador (2ª parte). Em pavimentos armados, quando o solo for pouco confiável, utiliza-se armadura dupla, indicando-se o uso de tela adicional, posicionada a 3 cm da face inferior da placa (3ª parte)

Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Q3581049 Engenharia Civil
De acordo com a Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes do plano nacional de saneamento básico no país, afirma-se:

A drenagem urbana pode ser dividida, de acordo com suas dimensões, em macrodrenagem, que inclui galerias e _________________, e microdrenagem, definida por um sistema de condutos em nível local para captar distributivamente os escoamentos superficiais gerados pelas áreas urbanizadas, conduzindo ________________. A _____________ surge quando a ______________, tanto a construída como a natural, não consegue suprir a demanda ao nível que a urbanização e a consequente impermeabilização avançam.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3581050 Engenharia Civil
Em relação a sinistros em construção civil, há as patologias construtivas. Em alvenarias, investiga-se as trincas para identificar causas e propor soluções. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as causas às respectivas patologias em alvenarias.

Coluna 1
1. Alteração química dos materiais.
2. Traço de argamassa com emprego de cimento malfeito.
3. Deformação do apoio.

Coluna 2
( ) Problemas identificados na execução de estruturas esbeltas com grandes panos de laje ou vãos de vida exagerados – surgimento de inúmeras trincas nas alvenarias, provocadas pela deformação excessiva dos elementos que formam a estrutura.
( ) Descolamento do revestimento e fissuração acentuada devido ao fenômeno da retração hidráulica.
( ) Hidratação e retardação de cales – surgimento de trincas no revestimento, acompanhando as juntas de assentamento dos elementos que formam as alvenarias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3581052 Engenharia Civil
Em relação às questões ambientais, conforme definição da Lei nº 12.651/2012, __________________ é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3581055 Engenharia Civil
Sobre a regularização fundiária no município de Ibiraiaras, em relação ao licenciamento ambiental e à gestão ambiental, relacionados à qualidade urbanística da cidade, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A aprovação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) corresponde à aprovação urbanística do projeto de regularização fundiária e a aprovação ambiental.
( ) Na Reurb, não será admitido o uso misto de atividades no núcleo urbano informal regularizado.
( ) Constatada a existência de núcleo urbano informal situado, total ou parcialmente, em área de preservação permanente ou em área de unidade de conservação de uso sustentável ou de proteção de mananciais definidas pela União, Estado ou Município, a Reurb torna obrigatória a elaboração de estudos técnicos, em seu âmbito, que justifiquem as melhorias ambientais em relação à situação de ocupação informal anterior, inclusive por meio de compensações ambientais, quando for o caso.
( ) Os recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente serão destinados a atender às diretrizes e metas contempladas nas leis ou decretos municipais que versem sobre a política ambiental de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, inclusive o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: C
5: E
6: A
7: C