Questões de Concurso Público Prefeitura de Faxinal do Soturno - RS 2023 para Professor

Foram encontradas 9 questões

Q3472650 Português
Considerando o texto-base e a charge a seguir, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://moodle.ifsul.edu.br/reitoria/mod/forum/discuss.php?d=920

I. A charge e o texto apresentam a mesma perspectiva de inclusão.
POIS
II. Ambos mostram formas adaptadas de garantir o sucesso do indivíduo em suas tarefas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q3472651 Português
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 02, 14 e 28. 
Alternativas
Q3472652 Português
Assinale a alternativa que apresenta palavra de sentido oposto ao do vocábulo “singularidade” (l. 37).
Alternativas
Q3472653 Português
Considerando o trecho “No modelo anterior, calcado na perspectiva médica, a incapacidade, a ineficiência e as limitações centravam-se na pessoa”, assinale a alternativa que apresenta sua correta reescrita, mantendo-se o sentido original, ao suprimir-se a palavra “se”.
Alternativas
Q3472654 Português
Assinale a alternativa que indica a ideia introduzida pela locução conjuntiva “uma vez que” (l. 19). 
Alternativas
Q3472655 Português
Se no trecho “todos os alunos são capazes de aprender e a deficiência não está no indivíduo”, a palavra “alunos” fosse flexionada no singular, quantas outras palavras na frase teriam de ser modificadas para fins de concordância?
Alternativas
Q3472656 Português
Considerando o emprego de pronomes como recurso coesivo, analise as assertivas a seguir:

I. No trecho “diz a especialista, que propõe a adoção do termo ‘pessoa em situação de deficiência’” (l. 23-24), o pronome “que” introduz uma informação adicional a respeito de seu antecedente, o substantivo “especialista”.
II. No trecho “Faz diferença, quando ele está preparando o planejamento anual e pensando nos conteúdos” (l. 27), o pronome pessoal “ele” refere-se a “Luiz Conceição” (l. 25).
III. No trecho “é na convivência e no diálogo que nos humanizamos e nos formamos” (l. 38), ao empregar o pronome “nos”, a pesquisadora da Unicamp se inclui na fala.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3472657 Português
Assinale a alternativa que apresenta expressão que poderia substituir “Apesar de” (l. 09) corretamente, sem causar alteração ao sentido original do trecho em que ocorre. 
Alternativas
Q3472658 Português
Considerando o trecho “Mas, se eu a excluo, a pessoa fica apartada daquele conhecimento”, assinale a alternativa que indica qual seria a forma correta do verbo sublinhado caso a palavra “excluo” seja substituída por “excluir”.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: B
5: E
6: C
7: D
8: B
9: A