Questões de Concurso Público Prefeitura de Dom Pedrito - RS 2023 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 2 questões

Q2181669 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A aplicação de calcário segue a lógica da existência de um valor de pH de referência para cada grupo de espécies de hortaliças, tubérculos e raízes. Nesse sentido, de acordo com o Manual de Adubação e Calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (SBCS, 2016), analise as assertivas abaixo:


I. A cultura da mandioca não responde à correção da acidez do solo, mas em solos com baixa disponibilidade de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) trocáveis, é comum o cultivo dessa cultura. Assim, quando a saturação por bases for inferior a 40% (exceto se Ca trocável = 4,0 e Mg trocável = 1,0 cmolc/dm³), recomenda-se aplicar calcário dolomítico na quantidade estimada pela saturação por bases para atingir 40%, incorporando-o antes do plantio.

II. No contexto do cultivo de aspargos, a amostra de solo é coletada na profundidade de 0 a 20 centímetros. Para determinar a necessidade de aplicação de calcário, utiliza-se como critério um pH do solo abaixo de 6,0, e a quantidade necessária para elevar o pH até 6,5. A incorporação do calcário deve ser feita na camada de 0 a 20 centímetros do solo.

III. O cultivo de batata e de batata doce deve ser feito em solo com pH maior que 5,5, pois isso garante uma melhor qualidade dos tubérculos de batata, sendo a dose de calcário para corrigir até pH 7,0 na camada de 0 a 20 cm, incorporado ao solo antes da implantação da batata.

IV. As culturas olerícolas, exceto aspargo, cultivadas no sistema convencional, deverão receber calcário toda vez que o pH do solo for menor do que 6,0, em dose para elevar o pH do solo a 7,0, definida pelo índice SMP, incorporado na camada de 0 a 20 cm.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q2181673 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A origem das cargas do solo influencia diretamente sua fertilidade, afetando a capacidade de retenção e disponibilidade de nutrientes para as plantas. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. A presença de cargas na superfície dos coloides inorgânicos é resultante da substituição isomórfica (cargas permanentes ou independentes de pH) e/ou da protonação e desprotonação na superfície dos coloides inorgânicos e orgânicos (cargas variáveis ou dependentes de pH).

II. Em sua maioria, os solos tropicais são caracterizados por uma predominância de coloides com cargas dependente de pH.

III. A presença de matéria orgânica do solo é um fator significativo que contribui para a capacidade de troca de catiônica (CTC) nos solos tropicais.

IV. Durante a formação dos minerais da fração argila, dependendo da atividade dos íons presentes no meio, pode ocorrer a substituição isomórfica, em que íons com raio iônico semelhante podem substituir-se uns aos outros nos tetraedros ou octaedros, mantendo a estrutura original.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Respostas
1: A
2: E