Questões de Concurso Público Prefeitura de Campo Bom - RS 2023 para Professor de Ensino Fundamental Anos Finais - Língua Portuguesa
Foram encontradas 11 questões
Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
As vantagens da preferência pela arquitetura sustentável
Por Alessandra Barassi
- O significado da palavra "sustentabilidade" ainda não está muito claro no inconsciente
- coletivo. Então, para não complicar muito, aí vai a explicação clássica: sustentabilidade é a
- condição sustentável alcançada pela congregação benfazeja do trinômio pessoas, planeta e
- viabilidade econômica. Dessa forma, ao falarmos de arquitetura sustentável, estamos tratando
- daquela que atende as necessidades das pessoas, respeita o planeta e é viável economicamente.
- Na prática, isso quer dizer que os projetos precisam ser mais inteligentes. Edifícios devem ser
- confortáveis e causar menos impacto ambiental, além de ter baixos custos de execução e
- manutenção ao longo de sua vida útil. E, para se chegar a projetos inteligentes, é necessário
- adotar o “design integrado”, em que se equacionam vários critérios de sustentabilidade, como
- orientação solar, ventilação natural, materiais ecológicos, uso eficiente de água e energia, gestão
- de resíduos, entre outros.
- Há quem pense que para atender a todos esses critérios seja requisito o dispor de muitos
- recursos. Não necessariamente. Estudos indicam que construções sustentáveis podem custar
- cerca 5% mais ou até custar menos, se bem projetadas. É possível valer-se estratégias passivas,
- que dispensem equipamentos caros e adotem soluções de desenho ainda no papel. Em tempos
- de energia cara, uma preocupação corriqueira é o gasto com ar-condicionado, que pode
- perfeitamente ser minimizado a partir da execução de um bom projeto. Basta orientar as maiores
- janelas de uma casa para o lado onde o sol nasce e posicionar sanitários, despensas e depósitos
- no lado poente. Assim, a luz da manhã fica garantida com temperaturas amenas e o calor da
- tarde não incomoda ambientes de baixa permanência. Trata-se de um exemplo simples de
- estratégia passiva, sem custo extra.
- É claro que, conforme a escala e necessidade de cada projeto, nem sempre será possível
- adotar apenas estratégias passivas. Em um grande edifício corporativo, com muitas salas de
- trabalho, é provável que não seja possível posicionar todas as janelas para o nascente. Nesses
- casos, é preciso lançar mão de estratégias mecânicas de alto desempenho, como um
- ar-condicionado central, para garantir o conforto de todos os colaboradores. Ainda assim, seria
- eficaz projetar uma proteção externa para as janelas do poente (os brises ou venezianas), a fim
- de reduzir o calor e a frequência de uso dos condicionadores de ar.
- Outra estratégia importante é a escolha de materiais ecológicos (não nocivos à saúde e de
- baixo impacto ambiental). No que se refere a materiais estruturais, é necessário optar por
- aqueles com baixas emissões de dióxido de carbono no processo produtivo. A madeira, além de
- ser renovável, é capaz de estocar o referido gás. No caso das tintas, vernizes e químicos em
- geral, há no mercado uma série de produtos à base de água, atóxicos e de baixo poder
- contaminante, sem qualquer custo adicional. Basta prestar atenção e fazer a escolha correta.
- Optar por sanitários de duplo acionamento, arejadores e restritores de vazão em lavatórios
- contribui para reduzir cerca de 30% do consumo usual de água. Plantas nativas nos jardins
- favorecem a biodiversidade e requerem menos irrigação.
- Assim, para praticar a arquitetura sustentável é fundamental entender as edificações como
- sistemas e pensar os critérios de sustentabilidade de forma integrada. Edifícios compõem bairros,
- cidades e países. Devem ser concebidos como integrantes do meio ambiente que, além de
- demandar água, energia e materiais de construção em larga escala, também demandarão
- infraestrutura, transporte e serviços. Portanto, um projeto sustentável prevê soluções menos
- impactantes em todo o ciclo de vida do edifício, inclusive o correto descarte ou reciclagem do
- material empregado. Pensando dessa maneira, cada projetista será também um agente de
- proteção do nosso planeta.
(Disponível em: https://www.wwf.org.br/?56242/Artigo---Arquitetura-sustentavel-o-que-e-para-que-serve-e-como-fazer – texto adaptado especialmente para esta prova).
Qual das seguintes palavras retiradas do texto possui a maior quantidade de notações léxicas?
Considere as seguintes assertivas acerca da conceituação, tipos e representação de fonemas:
I. Conforme descreve Azeredo, em sua Gramática Houaiss, em português há, basicamente, duas espécies de fonemas: vogais e consoantes. Esta distinção baseia-se em dois critérios: o modo de produzir o som e a situação deles na sílaba.
II. De acordo com Cunha e Cintra, em Nova Gramática do Português, os sons de nossa fala resultam quase todos da ação de certos órgãos sobre a corrente de ar vinda dos pulmões. Para a sua produção, três condições são necessárias: a corrente de ar; um obstáculo encontrado por essa correte de ar; uma caixa de ressonância.
III. Segundo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, fonema, fone e alofone devem ser representados na escrita da mesma maneira, fazendo–se uso de barras, colchetes e travessões, respectivamente, para que se identifique cada um deles.
Quais estão corretas?
De acordo com Cunha e Cintra, a respeito de ortografia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para reproduzirmos na escrita as palavras de nossa língua, empregamos um certo número de sinais gráficos chamados letras e acentos gráficos; o conjunto ordenado de letras de que nos servimos para transcrever os sons que representam as ideias denomina-se vocábulo, o qual, hoje constitui-se de 23 letras.
( ) O acento pode ser agudo, grave ou circunflexo. O agudo é empregado para assinalar as vogais tônicas fechadas i e u, e as vogais tônicas abertas e semiabertas a, e e o. O acento grave é empregado para indicar a crase da preposição a com a forma feminina do artigo (a, as) e com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s), aquilo. O circunflexo é empregado para indicar o timbre semifechado das vogais tônicas a, e e o.
( ) O apóstrofo serve para assinalar a inserção de um fonema – geralmente de uma vogal – no texto lírico, em certas pronúncias populares e em palavras compostas ligadas pela preposição de.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Como muito bem disse Pagliaro: “Também as palavras são uma espécie de conchas, às quais temos de encostar o ouvido com humilde atenção, se quisermos apreender a voz que dentro delas ressoa” (in BECHARA, 2019). Pensando nisso, e considerando o que nos ensina Bechara a respeito de figuras de linguagem, analise as assertivas que seguem a respeito de determinadas figuras:
I. Metáfora: translação de significado motivada pelo emprego em solidariedades, em que os termos implicados pertencem a classes diferentes, mas pela combinação se percebem também como assimilados. Por exemplo: cabelos de neve.
II. Antonomásia: substituição de um nome próprio por um comum ou vice-versa com intuito explicativo, elogioso, irônico, etc. Por exemplo: a cidade luz em referência a Paris.
III. Oximoro: figura em que se combinam palavras de sentido oposto que aparecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão. Por exemplo: obscura claridade.
Quais definições e exemplos acima estão corretos?
Para responder à questão 34, considere o fragmento abaixo:
A relação positiva entre alunos e mestres pode se dar em diversas fases da vida, seja no ensino fundamental, no médio ou até mesmo na graduação e depois dela! A figura do educador em sala de aula é extremamente importante e se relaciona diretamente com a forma com que o discente se vê potente para que aprenda coisas novas e enfrente seus próximos desafios.
(Disponível em: superautor.com.br/ – fragmento adaptado especialmente para essa prova)
Sobre vozes verbais à luz do que preconiza Cegalla, analise as assertivas abaixo, tendo como base as palavras sublinhadas no texto:
I. A forma verbal ‘é’ expressa no fragmento acima está na voz passiva analítica.
II. As formas verbais ‘aprenda’ e ‘enfrente’ estão na voz ativa.
III. O sujeito das formas verbais ‘aprenda’ e ‘enfrente’ é identificado no próprio contexto.
Quais estão corretas?