Questões de Concurso Público IFC-SC 2023 para Psicólogo

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IFC-SC Prova: FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Psicólogo |
Q2223497 Psicologia
Em consonância com a publicação do V Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas – Subjetividade, Cidadania e Políticas Públicas (CFP, 2011), mais especificamente a palestra de Maria da Graça Marchina Gonçalves sobre o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IFC-SC Prova: FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Psicólogo |
Q2223519 Psicologia
Conforme a Resolução nº 1/2018 do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IFC-SC Prova: FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Psicólogo |
Q2223520 Psicologia
Em consonância com a publicação “Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os” (CFP, 2017), em que se evidencia a pesquisa publicada no Relatório Anual das desigualdades Raciais no Brasil (2007, 2008), na qual se constatou que os brasileiros brancos viviam em “um país” com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio equivalente a 44ª melhor posição do mundo, enquanto que os brasileiros negros viviam “em um Brasil” onde o IDH médio é equivalente ao 104º lugar (p. 49). Assim, as Referências Técnicas sobre as relações raciais relacionam tais dados a uma prática que:
“(..) pode ser considerada a principal responsável pelas violações de direitos dos grupos raciais subalternizados. Efetivada em estruturas públicas e privadas do país, essa prática é marcada pelo tratamento diferenciado, desigual. Indica, pois, a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais” (p. 48).

Como essa prática é denominada?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IFC-SC Prova: FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Psicólogo |
Q2223521 Psicologia
De acordo com a Resolução nº 8/2022 do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece normas de atuação para profissionais da psicologia em relação às bissexualidades e demais orientações não monossexuais, analise as seguintes assertivas:
I. A psicóloga e o psicólogo deverão atuar sempre com respeito à autonomia, integralidade e dignidade da pessoa atendida.
II. À psicóloga e ao psicólogo, no exercício da profissão, em relação às bissexualidades e demais orientações não monossexuais, é vedado compactuar com culturas institucionais discriminatórias, assediadoras e violadoras de direitos.
III. A psicóloga e o psicólogo deverão reconhecer as intersecções entre território, raça, etnia, classe, geração, deficiências, identidades e expressões de gênero como marcadores sociais de diferenças.
IV. É vedado à psicóloga e ao psicólogo, em contexto psicoterápico ou de prestação de serviços psicológicos, conduzir processos de conversão, reversão, readequação ou reorientação de pessoas com orientações bissexuais e não monossexuais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IFC-SC Prova: FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Psicólogo |
Q2223522 Psicologia
De acordo com as “Referências Técnicas para atuação de psicólogos junto aos povos indígenas” (CFP, 2O22), analise as assertivas a seguir:
I. Na educação tradicional indígena, a criança indígena aprende a se tornar gente, se criando e sendo criado, cria das relações de envolvimento com o todo. Ou seja, quando se embrenha na mata, manuseia o facão, identifica as plantas de cura e aprende os raizeiros contra o quebranto.
II. A educação escolar tomada como tradicional pela aparelhagem estatal é um mecanismo de emancipação das comunidades indígenas, posto que, não é dogmatizadora e catequética.
III. Os professores indígenas devem ter autonomia político-administrativo-pedagógica, desde a elaboração curricular, a organização da escola, a formação docente, até a participação efetiva da comunidade.
IV. A escola nos contextos dos povos indígenas deve se direcionar para a luta destes e vincular-se aos seus próprios modos de compreender, ser, fazer, crescer, desenvolver e viver. Contribuindo, assim, para a formação das/dos sujeitos indígenas contemporâneos, que hoje ocupam as universidades, fazendo delas territórios indígenas, na luta por seus direitos.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: E
5: B