Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Psicólogo

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS Prova: FUNDATEC - 2023 - GHC-RS - Psicólogo |
Q2179009 Psicologia

Conforme as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Serviços Hospitalares do SUS, estes devem, inicialmente, avaliar a condição emocional do paciente e sua condição orgânica do momento, estabelecendo modalidades de intervenção para cada pessoa assistida/família, e considerar:


I. A disponibilidade da pessoa assistida para os atendimentos. Considerar que ele foi ali procurar além de cuidados médicos, saúde mental e, por isso, ele compreende a disponibilidade da(o) psicóloga(o) para uma atenção psicológica, apresentando disposição para os atendimentos.

II. O setting terapêutico, na maioria das vezes, acontece na “beira do leito”, precisando ser adaptado a certas interferências como TV ligada ou pessoas circulando.

III. A dinâmica do contexto hospitalar, que pede nossa flexibilidade metodológica, sendo necessário manter horários definidos, dias marcados (...); tais ações não podem ser alteradas por rotinas no tratamento, como curativos, exames, entre outros.

IV. A presença dos familiares, que também podem estar recebendo atenção psicológica. Nesse sentido, é imprescindível cuidar do sigilo nesses casos.


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS Prova: FUNDATEC - 2023 - GHC-RS - Psicólogo |
Q2179010 Psicologia
Conforme as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Serviços Hospitalares do SUS, analise a sentença abaixo:
O setting terapêutico criado pela(o) psicóloga(o) na atenção a pacientes hospitalizados e/ou seus familiares tem por princípio garantir um espaço para a escuta do sofrimento psíquico sem desconsiderar as interfaces com os processos biológicos e socioculturais que se apresentam naquele momento (1ª parte). O setting terapêutico não é definido como na atuação clínica convencional, visto que se ampliam o saber/fazer psicológico, fugindo-se dos enquadramentos da psicoterapia convencional e aproximando-se da atenção psicológica integrada aos demais fazeres e aos procedimentos que as equipes de saúde prestam aos pacientes no hospital (2ª parte). Essa escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Essa tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde, em contraponto com a atuação na clínica, pois o foco central no sujeito adoecido ou em sofrimento preconiza um olhar ampliado à família do paciente como extensão dessa dor emocional e uma necessidade de interação efetiva com a equipe de saúde que acompanha o caso (3ª parte).
Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E