Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

Foram encontradas 23 questões

Q2179821 Medicina
A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é uma das principais causas de doença hepática aguda e crônica, e morbidade e mortalidade associadas em todo o mundo. A transmissão vertical (de mãe para filho) e horizontal na primeira infância são as principais vias de transmissão do VHB e são responsáveis pela maioria das infecções crônicas, inclusive entre adultos que carregam a maior carga de morbidade e mortalidade. A imunização universal contra hepatite B no nascimento e na infância é a principal estratégia para a eliminação global da infecção por HBV e tem sido altamente eficaz na redução de novas infecções verticais. Sobre hepatite B em crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2179823 Medicina
A colestase é uma condição de alta morbimortalidade no período neonatal. Assinale a alternativa que contempla uma doença que cursa com colestase neonatal cuja evolução da doença pode ser controlada com intervenção na dieta do recém-nascido.
Alternativas
Q2179824 Medicina
Sobre colestase neonatal, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2179825 Medicina
A insuficiência hepática aguda (IHA), embora incomum na população, é uma causa importante de mortalidade. Cerca de 12,5% de todos os transplantes de fígado em crianças são realizados para IHA. Sobre IHA em pediatria, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2179826 Medicina
Sobre galactosemia, analise as assertivas abaixo:
I. O recém-nascido com galactosemia pode nascer assintomático, mas evolui com icterícia, vômitos, diarreia e não ganha peso.
II. A enzima deficiente na galactosemia clássica é galactose 1 fosfato uridil transferase.
III. A galactosemia é uma doença de herança autossômica dominante.
IV. O tratamento da galactosemia é com fórmulas de aminoácido ou leite materno.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: A