Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Farnacêutico (Oncologia)

Foram encontradas 11 questões

Q2177944 Farmácia
A causalidade da notificação de reação adversa em oncologia pode ser avaliada com a aplicação de algoritmos desenvolvidos para essa finalidade e, dependendo da consistência da hipótese, da gravidade da RAM observada, do volume de notificações e do número potencial de pessoas afetadas, são tomadas as decisões e as medidas cabíveis. O algoritmo mais comumente utilizado para a determinação da causalidade de um evento adverso é o algoritmo de Naranjo et al. (1981). Esse algoritmo é composto por 10 perguntas de sim ou não para determinação de reações adversas a medicamentos. Estão entre as perguntas que compõem esse algoritmo:

I. O paciente experimentou semelhante reação anteriormente com medicamentos de mesmo fármaco? II. A reação foi confirmada por qualquer evidência objetiva? III. Existem notificações conclusivas sobre essa reação?
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2177945 Farmácia
As notificações das reações adversas a medicamentos possibilitam que os centros de vigilância avaliem a causalidade e estabeleçam a relevância da reação. Sobre o processo de notificação de reações adversas em oncologia, analise as assertivas abaixo:
I. Os profissionais que notificam reações adversas a medicamentos oncológicos são exclusivamente médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros e farmacêuticos. II. Na notificação deve ser notificada qualquer reação não descrita na bula ou na literatura. III. Ao realizar a notificação, devem ser colocados dados de progressão da doença ou sinais e sintomas relacionados à doença.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2177947 Farmácia
Os Critérios de Terminologia Comum para Eventos Adversos, anteriormente chamados de Critérios Comuns de Toxicidade, são um conjunto de critérios para a classificação padronizada de efeitos adversos de medicamentos usados na terapia do câncer. O sistema CTCAE é um produto do Instituto Nacional do Câncer dos EUA. Considerando a gravidade dos eventos adversos de acordo com o CTCAE, analise as assertivas abaixo:
I. Grau 1: leve, assintomático ou leve sintoma, apenas observações clínicas ou de diagnóstico, sem indicação de intervenção. II. Grau 2: moderado, indicada intervenção mínima, local ou não invasiva, limitação das atividades apropriadas para a idade relacionadas ao cotidiano, tais como: preparar as refeições, sair para compras em supermercado, usar o telefone, gerenciar suas contas etc. III. Grau 3: consequências que representam risco de morte, indicada intervenção urgente.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2177952 Farmácia
O tratamento medicamentoso da leucemia mieloide crônica do adulto deve ser feito observando-se a fase da doença, finalidade do tratamento e critérios objetivos de segurança e eficácia, consistindo em:
I. Hidroxiureia, para citoredução temporária, em todas as fases da doença. II. Alfainterferona, para controle da doença na fase crônica, em doentes que permanecem em remissão com o uso desse fármaco. III. Imatinibe, para controle da doença nas fases crônica, de transformação e blástica, em doentes com tratamento prévio com inibidor de tirosinoquinases.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2177953 Farmácia
No Linfoma não Hodgkin difuso de grandes células podemos utilizar como opção de quimioterapia de primeira linha CHOP, que corresponde a:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: B
5: B