Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Engenheiro (Engenharia Ambiental)

Foram encontradas 4 questões

Q2177077 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 222/2018, analise as seguintes assertivas sobre o gerenciamento do grupo de resíduos contendo produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade, mutagenicidade e quantidade:
I. Os resíduos com características de periculosidade, no estado líquido, devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final ambientalmente adequada.
II. Os resíduos no estado sólido e com características de periculosidade, sempre que considerados rejeitos, devem ser dispostos em aterro de resíduos Classe II-A.
III. As excretas de pacientes tratados com quimioterápicos antineoplásicos podem ser lançadas em rede coletora de esgotos sanitários, conectada à estação de tratamento, desde que atendam às normas e diretrizes da concessionária do sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários ou lançadas diretamente em corpos hídricos após tratamento próprio no serviço.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q2177081 Engenharia Ambiental e Sanitária
O lançamento de rejeitos líquidos em rede coletora de esgotos, conectada à estação de tratamento, deve atender às normas ambientais e às diretrizes do serviço de saneamento. Qual o procedimento correto a ser adotado quando não houver acesso à sistema de coleta e tratamento de esgoto por empresa de saneamento?
Alternativas
Q2177102 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as assertivas a seguir sobre as disposições da Resolução Consema nº 355/2017, que trata sobre os critérios e padrões de emissão de efluentes líquidos para as fontes geradoras que lancem seus efluentes em águas superficiais no Estado do Rio Grande do Sul:
I. O ponto de lançamento de efluentes industriais em corpos hídricos receptores será obrigatoriamente situado a jusante do ponto de captação de água do mesmo corpo hídrico receptor utilizado pelo usuário, ressalvados os casos de impossibilidade técnica, que devem ser avaliados pelo órgão ambiental competente.
II. O órgão ambiental competente poderá, mediante análise técnica fundamentada, autorizar o lançamento de efluentes líquidos em desacordo com as condições e padrões estabelecidos na Resolução Consema nº 355/2017, desde que observados certos requisitos específicos.
III. Considera-se que a vazão do efluente (Qe) é a vazão média prevista para lançamento em corpo hídrico receptor.
uais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q2177104 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Resolução Consema nº 355/2017, as fontes poluidoras que apresentem vazão igual ou superior a 100 m³/dia, terão a aplicação de um fator mínimo sobre as concentrações dos parâmetros de Arsênio total, Cádmio total, Cianeto total, Cobre total, Cromo hexavalente, Cromo total, Chumbo total, Mercúrio total e Selênio total, para fixação do padrão de emissão. Esse fator mínimo é igual a:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D