Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Enfermeiro (Oncologia/Hematologia)

Foram encontradas 28 questões

Q2177045 Enfermagem
De acordo com NANDA (2021-2023), o diagnóstico de enfermagem troca de gazes prejudicada é definido como “excesso ou déficit na oxigenação e/ou na eliminação de dióxido de carbono na membrana alveolocapilar”. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO é considerada uma característica definidora desse diagnóstico. 
Alternativas
Q2177046 Enfermagem
A parada cardiorrespiratória (PCR) é quando o coração para de bater repentinamente ou passa a bater de forma insuficiente, muito devagar. Conforme American Heart Association (AHA, 2020), são consideradas causas reversíveis da PCR, EXCETO:
Alternativas
Q2177047 Enfermagem
A ética na enfermagem é o ramo da ética que analisa as atividades da enfermagem. Esta divide vários princípios com a bioética, tais como beneficência, não maleficência e respeito à autonomia. Pode ser distinguida pela sua ênfase em relacionamentos, manutenção da dignidade e cuidado colaborativo. Em relação ao código de ética da enfermagem, analise os deveres descritos abaixo, assinalando V, se verdadeiros, ou F, se falsos.
( ) Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
( ) Ter reconhecida a sua autoria ou participação em pesquisas, extensão e produção técnico-científica.
( ) Aplicar o processo de enfermagem como instrumento metodológico para planejar, implementar, avaliar e documentar o cuidado da pessoa, família e coletividade.
( ) Colaborar ou acumpliciar-se com pessoas físicas ou jurídicas que desrespeitem a legislação e princípios que disciplinam o exercício profissional da enfermagem.
( ) Manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2177048 Enfermagem
A resolução do Cofen nº 210/1998 aprova as normas técnicas de biossegurança individual, coletiva e ambiental dos procedimentos a serem realizados pelos profissionais de enfermagem que trabalham com quimioterapia antineoplásica. Em relação aos objetivos da resolução, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Assegurar a qualidade de assistência prestada pelos profissionais de enfermagem aos clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico em níveis hospitalar e ambulatorial.
( ) Assegurar a qualidade da assistência prestada pelos profissionais de enfermagem aos clientes oncológicos submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico e radioterápicos a nível hospitalar.
( ) Normatizar a consulta de enfermagem a clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico.
( ) Normatizar os serviços de quimioterapia e radioterapia, acompanhando a evolução tecnológica de padrões internacionais de biossegurança.
( ) Promover a humanização do atendimento a clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2177049 Enfermagem
A resolução do Cofen nº 569/2018 regulamenta as ações do enfermeiro em quimioterapia antineoplásica. Assinale a alternativa que compreende as competências privativas do enfermeiro em quimioterapia.
Alternativas
Q2177050 Enfermagem
Há dois métodos principais de aplicar-se clinicamente a radioterapia, são eles: _________________, que consiste na aplicação de feixe externo ou à distância, onde a fonte emissora de radiação fica distante do paciente e a ________________________, que consiste em uma terapia de curta distância, em que a fonte de radiação é colocada no interior ou muito próximo de órgãos ou tecidos. São emergências oncológicas que se beneficiam do tratamento radioterápico: ______________________ e ____________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2177051 Enfermagem
A RDC nº 220/2004 publicada pela Anvisa aprova o regulamento técnico sobre os requisitos mínimos exigidos para o funcionamento dos serviços de terapia antineoplásica e se aplica a todos os estabelecimentos públicos e privados do país que realizam atividades de terapia antineoplásica. Em relação às normas de biossegurança estabelecidas pela resolução, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em caso de acidente, quando houver contaminação da pele por antineoplásico, a área deve ser lavada com água e sabão.
( ) Ao manusear excretas de pacientes que receberam terapia antineoplásica nas últimas 48 horas, os profissionais devem vestir aventais e luvas de procedimento.
( ) Em caso de acidente, quando houver contaminação dos olhos por antineoplásico, deve-se mantê-los fechados com compressas estéreis até avaliação médica.
( ) Em relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), devem existir normas e rotinas escritas, revisadas anualmente.
( ) Em caso de acidente, quando a área de contaminação por antineoplásica for as mãos, o profissional deve higienizá-las imediatamente com álcool 70%.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2177052 Enfermagem
Conforme RDC nº 220/2004, os serviços de tratamento antineoplásico devem manter um kit de derramamento identificado e disponível em todas as áreas onde são realizadas atividades de manipulação, armazenamento, administração e transporte. Assinale a alternativa que lista corretamente os itens que devem compor o kit derramamento.
Alternativas
Q2177053 Enfermagem
A _________________ redefine os critérios e parâmetros para organização, planejamento, monitoramento, controle e avaliação dos estabelecimentos de saúde habilitados na atenção especializada em oncologia. Nela está descrito que o(a) _______________ deve(m) possuir serviço de cirurgia e de oncologia clínica, enquanto o(a) _________________ deve(m) ofertar serviço de cirurgia, oncologia clínica, radioterapia e hematologia.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2177056 Enfermagem
A abordagem terapêutica para o câncer superficial de bexiga e carcinoma in situ é a ressecção transuretral seguida de terapia ___________________. A aplicação do(a) __________________ é um procedimento realizado pelo(a) _____________________ e tem como efeito adverso _______________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2177057 Enfermagem
Em relação ao plano estadual de oncologia, que vigora desde o ano de 2018, analise as assertivas a seguir:
I. A atenção básica é a principal porta de entrada ao sistema assistencial e o ponto de contato preferencial do usuário, enquanto centros de atendimento hospitalares assumem o papel de coordenadores do cuidado ao paciente oncológico.
II. Os medicamentos oncológicos e medicamentos adjuvantes, utilizados no controle dos sintomas decorrentes da toxicidade do tratamento oncológico devem ser ofertados nas próprias unidades de oncologia, tendo sua autorização mediante o sistema de Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC).
III. A rede de atenção ao paciente oncológico encontra-se constituída pela atenção básica, atenção especializada ambulatorial, atenção especializada hospitalar e sistemas de apoio constituídos pelas centrais de regulação, logística, governança e dispensação de medicamentos.
IV. O projeto de contrarreferência está fundamentado na proposição de se reencaminhar o paciente oncológico para o seu seguimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). São elegíveis: portadores de neoplasia com baixo risco de recidiva, em tratamento hormonal adjuvante ou portadores de neoplasia que necessitem fundamentalmente de acompanhamento clínico e que já receberam tratamento oncológico, em concordância com a equipe técnica do Unacon/Cacon.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q2177058 Enfermagem
A hormonioterapia no tratamento do câncer baseia-se no controle do crescimento tumoral hormônio-dependente mediante manipulação hormonal. De acordo com esse conceito, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Terapia ablativa. 2. Terapia competitiva. 3. Terapia inibitória. 4. Terapia aditiva.
Coluna 2 ( ) Os corticosteroides têm um papel no tratamento do linfoma e no tratamento paliativo de metástases cerebrais e de tumores do sistema nervoso central.
( ) Agentes anti-hormonais que inibem o efeito dos hormônios naturais, como por exemplo o fulvestranto, utilizado no tratamento de câncer de mama metastático.
( ) Implica supressão completa de esteroides sexuais por meio da castração cirúrgica, química ou radiológica. Indicada no tratamento de câncer de mama, próstata e endométrio.
( ) Faz uso de substâncias inibitórias da síntese dos hormônios. Constitui uma modalidade de castração química e é indicada para pacientes com câncer avançado de próstata e para mulheres na pré-menopausa com câncer de mama. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2177059 Enfermagem
A quimioterapia pode ser classificada de acordo com a sua finalidade, dependendo do tipo do tumor, da extensão da doença e da condição física do paciente. A quimioterapia __________________ é realizada antes do tratamento curativo, diminuindo o risco de doença à distância. A quimioterapia ___________________ tem o objetivo de aumentar a chance de cura após determinado procedimento cirúrgico. Quimioterapia _______________ é o tratamento definitivo para a doença, por exemplo linfomas e tumores germinativos. Já a quimioterapia ___________ trata os sintomas da doença, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2177060 Enfermagem
A avaliação da rede venosa dos pacientes a serem submetidos a tratamentos quimioterápicos, bem como a escolha do melhor dispositivo de acesso é uma das funções do enfermeiro oncológico. Diante dessa situação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quanto à durabilidade do catéter, os catéteres dividem-se em dois grandes grupos: os de curta permanência, como no caso do acesso periférico, e de longa permanência, como o catéter central totalmente implantado.
II. A inserção do PICC (catéter central de inserção periférica) é um procedimento exclusivo do profissional médico, e sua manutenção é realizada pela equipe de enfermagem.
III. Quanto maior o número de lúmens de um catéter venoso, menor o risco de infecção.
IV. São vantagens do PICC (catéter central de inserção periférica) em relação aos demais catéteres centrais: mais baratos e apresentam menor chance de trombose e hemotórax. Em relação aos catéteres periféricos, o PICC tem índices menores de flebites, infiltração e saída acidental.
Alternativas
Q2177061 Enfermagem
A mielodepressão é um evento adverso comum e importante apresentado pela maioria dos pacientes que recebem medicamentos quimioterápicos. Em relação a essa toxicidade hematológica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) NADIR é o tempo decorrido entre aplicação da quimioterapia e o aparecimento do menor valor de contagem hematológica.
( ) A trombocitopenia é a diminuição do número de leucócitos.
( ) Anemia consiste na redução da concentração de glóbulos brancos e plaquetas.
( ) Leucopenia caracteriza-se pela diminuição de linfócitos, granulócitos e neutrófilos, aumentando a suscetibilidade de quadros infecciosos graves.
( ) Petéquias, equimoses, epistaxe podem ser de plaquetopenia.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2177062 Enfermagem
São agentes antineoplásicos de alto potencial emetogênico:
Alternativas
Q2177063 Enfermagem
De acordo com a classificação dos antineoplásicos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Antraciclinas. 2. Agentes alquilantes. 3. Antimetabólitos. 4. Terapias alvo anti-HER 2.
Coluna 2 ( ) Trastuzumabe e Pertuzumabe. ( ) Doxorrubicina e Daunorrubicina. ( ) Ciclofosfamida e Ifosfamida. ( ) Capecitabina e 5-fluorouracil.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2177064 Enfermagem
Em relação ao Código de Ética de Enfermagem, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É direito do profissional de enfermagem abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão do seu exercício profissional.
( ) É dever do profissional de enfermagem recusar-se a executar prescrição médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situações de urgência e emergência.
( ) É dever do profissional de enfermagem revelar o sigilo em situações de ameaça à vida e à dignidade na defesa própria ou em atividade multiprofissional, quando necessário à prestação da assistência.
( ) É proibido negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre, catástrofe, mesmo que ofereça risco à integridade física do profissional.
( ) É proibido delegar atividades privativas do enfermeiro a outro membro da equipe de enfermagem em qualquer circunstância.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2177065 Enfermagem
Medicamento responsável por síndrome que se caracteriza por alterações sensoriais localizadas em região de garganta que simulam um espasmo de laringe, causando desconforto intenso e sensação de falta de ar. Pacientes que recebem esse quimioterápico devem ser orientados que a exposição ao ar frio, ingestão de líquidos gelados e contato da pele com superfícies frias desencadeiam e agravam os efeitos neurotóxicos do medicamento. O medicamento em questão é:
Alternativas
Q2177066 Enfermagem
Em relação ao câncer, analise as assertivas a seguir:
I. No carcinoma in situ as células cancerosas invadiram a corrente sanguínea ou linfática e têm a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo. A maioria dos cânceres in situ tem pouca chance de cura.
II. Adenoma e sarcoma são tumores malignos, sendo o primeiro de origem glandular e o segundo de origem conjuntivo.
III. A evolução do tumor maligno depende do órgão em que o tumor está localizado, da velocidade do crescimento tumoral, dos fatores constitucionais de cada indivíduo e de fatores ambientais.
IV. A presença de agentes cancerígenos por si só não pode ser responsabilizada pelo desenvolvimento dos tumores. Porém, sabe-se que a exposição prolongada à benzina química pode aumentar o risco de câncer de bexiga, assim como o câncer de pulmão que ocorre entre fumantes, que em mais de 90% dos casos é consequência do tabagismo crônico.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: D
6: A
7: D
8: D
9: A
10: C
11: A
12: B
13: E
14: C
15: E
16: A
17: B
18: E
19: C
20: A