Questões de Concurso Público BRDE 2023 para Analista de Sistemas - Administração de Banco de Dados

Foram encontradas 3 questões

Q2107772 Banco de Dados
No Oracle, cada instância de um banco de dados tem um redo log associado para proteger o banco de dados em caso de falha da instância. Um redo log consiste em um ou mais arquivos pré-alocados que armazenam todas as alterações feitas no banco de dados à medida que ocorrem. O Log Writer (LGWR) é o processo que controla a escrita das mudanças nos arquivos de redo log. Analise as seguintes assertivas sobre o redo log no Oracle:  
I. O recurso de multiplexar um redo log (multiplexed redo logs) visa proteger contra uma falha envolvendo o próprio redo log. II. Quando um redo log é multiplexado, é recomendado que todos os membros de um grupo sejam colocados em discos físicos distintos. III. É uma boa prática que a necessidade de arquivamento dos arquivos de redo log em mídias de armazenamento off-line, tais como discos ou fitas, seja levada em conta pelo DBA ao definir o tamanho do arquivo de redo log
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2107773 Banco de Dados
O Oracle Data Guard fornece um conjunto abrangente de serviços que criam, mantêm, gerenciam e monitoram um ou mais bancos de dados em espera (standby). Analise as seguintes assertivas sobre serviços providos pelo Oracle Data Guard, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
( ) Existem quatro tipos de bancos de dados standby: físico, lógico, snapshot e cloud. ( ) Uma transição do banco de dados primário para uma base de dados standby pode ocorrer tanto para gerenciar casos de falha (failover), tais como desastres e corrupção de dados, quanto situações que não envolvem falhas (switchover), como, por exemplo, manutenções programadas. ( ) Oferece três modos de proteção: disponibilidade máxima, desempenho máximo e proteção máxima.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2107782 Banco de Dados
O desaninhamento de subconsulta é uma otimização disponível no Oracle que converte uma subconsulta em uma junção na consulta externa, permitindo que o otimizador considere a(s) tabela(s) de subconsulta durante o caminho de acesso, método de junção e seleção de ordem de junção. As consultas (a) e (b) exemplificam respectivamente uma subconsulta ALL e uma subconsulta EXISTS. Os atributos dessas tabelas usadas podem ser inferidos a partir dessas consultas SQL:  
(a) SELECT C.sobrenome, C.renda  FROM clientes C  WHERE C.codc <> ALL (SELECT V.codc FROM vendas V WHERE V.valor > 1000);
(b) SELECT C.sobrenome, C.renda  FROM clientes C  WHERE NOT EXISTS (SELECT 1 FROM vendas V WHERE V.valor > 1000 and V.codc = C.codc);
Considere as assertivas abaixo sobre a otimização baseada em desaninhamento de subconsultas no Oracle: 
I. O recurso fundamental do desaninhamento de subconsultas é a conversão da subconsulta com processamento relacionado em outra equivalente com processamento não relacionado. II. No caso de uma subconsulta ALL, o desaninhamento explora semi-join. III. No caso de uma subconsulta NOT EXISTS, o desaninhamento explora o anti-join.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C