Questões de Concurso Público BRDE 2023 para Analista de Projetos - Agronomia

Foram encontradas 4 questões

Q2106998 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à formação do crédito rural no Brasil, operado pelo Sistema Nacional de Crédito Rural – SNCR, analise as assertivas a seguir:
I. De uma forma geral, o crédito rural originado de programas do BNDES e fundos constitucionais tem as menores taxas de juros anuais do SNCR. II. Recursos obrigatórios, poupança rural, fundos constitucionais, recursos livres e do BNDS, tesouro nacional, imposto de renda e sobre produtos industrializados, investidores, manufaturadoras, processadoras e trades constituem os principais tipos de fontes dos recursos oferecidos ao produtor por meio de diferentes programas governamentais. III. A participação dos fundos do SNCR no financiamento da agricultura no Brasil tem origem fora do SNCR. IV. O Certificado de Depósito Agropecuário (CDA) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) foram instrumentos criados pelo governo federal para atrair investidores não agrícolas a financiar atividades na agricultura.
Quais estão corretas?  
Alternativas
Q2107004 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A depender do tipo de investimento a ser realizado em unidades de produção agropecuárias, a busca por crédito junto aos agentes financeiros torna-se uma forma importante e interessante de viabilizar projetos. Entretanto, muitos produtores encontram barreiras para tomar crédito rural, dificuldades que passam, hoje, pelas políticas de ESG. Analise as assertivas abaixo quanto às principais barreiras enfrentadas: 
I. Pouca familiaridade com as práticas agropecuárias sustentáveis, embora difundidas de longa data por meio de ações de extensão rural. Essa resistência à transição se dá em razão da falta de familiaridade com as novas práticas, da incerteza em relação aos retornos financeiros e dos altos custos iniciais associados. II. Créditos relacionados à sustentabilidade serem menos atrativos do que as linhas de créditos tradicionais. Como exemplo desse processo tem-se as linhas ligadas à sustentabilidade, como o programa ABC. III. A maior parte do crédito disponível é voltado para custeio e não para investimento. A transição de práticas agropecuárias convencionais para práticas sustentáveis exige investimento em bens duráveis e mudanças de médio e longo prazos nos sistemas de produção, fato não suportado pelo custeio. IV. Despreparo de técnicos dos agentes financeiros e dos serviços de extensão para auxiliar os produtores com as práticas sustentáveis e linhas disponíveis. As práticas sustentáveis são relativamente novas, complexas e pouco disseminadas pelas agências governamentais, de modo que falta capacitação e experiência aos técnicos, já́ que a demanda para assistência com as práticas sustentáveis é baixa.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2107010 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Frente à expressão que o agronegócio adquiriu na formatação do PIB nacional, observou-se um crescente de investimentos por parte de grupos e pessoas físicas na aquisição de terra e em investimento em cultivos. Um dos principais pontos para investimentos na agropecuária é a observância do zoneamento agrícola de risco climático – ZARC. Referente ao ZARC, analise as assertivas a seguir:
I. É um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura, cujo estudo tem por objetivo minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. II. Para enquadramento nos cultivos, o ZARC leva em conta o teor de argila dos solos, classificando as áreas em solos de textura argilosa, média e arenosa. III. O enquadramento das safras 2023/24 das áreas para o ZARC é com base na quantidade de água disponível e não mais no teor de argila dos solos, tornando o uso mais complexo, mas ao mesmo tempo mais assertivo, reduzindo os riscos. IV. Séries climatológicas históricas, tipos de solo, comportamento e exigências da espécie cultivada, tipos de cultivares e sistemas de produção são as informações abrigadas dentro do ZARC, que mantém as classificações de riscos de 20%, 30% e 40%.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2107012 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sistemas Integrados de Produção Agropecuária – SIPA têm se expandido no país na medida em que há entendimento dos seus pontos positivos dentro das áreas de produção. Embora tragam elementos positivos quanto à sua utilização, nem sempre a operacionalização é simples, uma vez que requer conhecimento, capacitação de pessoal e aporte de recurso financeiro significativo. Referente aos SIPA, analise as assertivas a seguir:
I. A adoção de SIPA tem por objetivo explorar sinergismos e propriedades emergentes decorrentes do conceito de produção. II. Um bom SIPA tem por objetivo os maiores ganhos por área e por animal, ou seja, a maior produtividade de grãos ou cereais (kg/ha) e o maior ganho de peso por animal ou por área (@/animal ou cabeças/ha). III. Quanto mais degradado é o ambiente onde o sistema é instalado, maior são os benefícios do sistema. IV. Um dos principais benefícios de um SIPA para o solo e para o produtor engloba a ciclagem e reciclagem de nutrientes minerais dentro do sistema. Um exemplo disso é a ciclagem e reciclagem do elemento potássio que ocorre entre a pastagem, o animal e a lavoura de soja.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: D