Questões de Concurso Público SUSEPE-RS 2022 para Técnico Superior Penitenciário - Educação Física
Foram encontradas 3 questões
I. O jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.
II. Quanto mais flexíveis são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tornando o jogo tenso. Todavia, é fundamental o desenvolvimento das regras na escola, porque isso permite à criança a percepção da passagem do jogo para o trabalho.
III. Sendo uma produção histórico-cultural, o esporte subordina-se aos códigos e significados que lhe imprime a sociedade capitalista e, por isso, não pode ser afastado das condições a ela inerentes, especialmente no momento em que se lhe atribuem valores educativos para justificá-lo no currículo escolar. No entanto, as características com que se reveste — exigência de um máximo rendimento atlético, norma de comparação do rendimento que idealiza o princípio de sobrepujar, regulamentação rígida (aceita no nível da competição máxima, as olimpíadas) e racionalização dos meios e técnicas — revelam que o processo educativo por ele provocado reproduz, inevitavelmente, as desigualdades sociais.
Quais estão corretas?
I. No planejamento e na tomada de decisão em grupo, desenvolvendo-se trabalhos na perspectiva da experimentação e da avaliação constante na ótica do fazer coletivo, inter-relacionando a avaliação da Educação Física com a avaliação institucional e curricular na busca da unidade de ação. Isto significa que a equipe pedagógica deve estar envolvida nas práticas avaliativas da Educação Física, buscando-se a coerência das ações com o projeto pedagógico da instituição.
II. Nos conteúdos e nas metodologias, às quais os alunos serão submetidos, desenvolvendo-se trabalhos na perspectiva da ampliação e aprofundamento de tais referências. Isso significa que, constantemente, devem ser analisados os critérios de seleção, organização, transmissão e avaliação de conteúdos e metodologias do ensino, buscando referenciá-los nos interesses individuais e coletivos, no projeto pedagógico e no projeto histórico.
III. Na consideração dos estágios e níveis de desenvolvimento dos alunos e a organização dos conteúdos nos diferentes ciclos do processo ensino-aprendizagem. Isso significa que a avaliação deve prever uma análise quantitativa, tão somente, dos alunos de forma a permitir uma ordenação de dados reais e concretos sobre os mesmos para consubstanciar decisões didático-metodológicas em relação aos ciclos de aprendizagem.
Quais estão corretas?