Questões de Concurso Público Prefeitura de Viamão - RS 2022 para Odontólogo

Foram encontradas 9 questões

Q1948805 Odontologia
Os fluoretos são compostos químicos formados pela combinação com outros elementos, encontrados em toda parte: solo, ar, água, plantas e vida animal. Ainda assim, o que ingerimos não passa em média de 0,3 mg de Flúor por dia. A efetividade do uso de flúor sistêmico, cujo uso em água de abastecimento é uma política pública no Brasil, se deve à combinação de três fatores: o fortalecimento do esmalte pela redução da sua solubilidade perante o ataque ácido, inibindo a desmineralização; o favorecimento da remineralização; e a mudança na ecologia bucal pela diminuição do número e do potencial cariogênico dos microrganismos, cujos efeitos benéficos se obtêm aumentando ou favorecendo a remineralização de lesões iniciais de cárie (manchas brancas) e desenvolvendo uma maior resistência aos ataques futuros nos locais mais expostos à agressão. Embora ainda sejam necessários mais estudos para se determinar precisamente uma dose ideal, vários autores estabeleceram uma quantidade de ingestão diária de Flúor, normalmente aceita como ideal para o controle da cárie e segura para a prevenção de Fluorose. Assinale a alternativa que contém uma quantidade de ingestão diária de Flúor, aceita na literatura, para o controle da cárie e segura para a prevenção de Fluorose para um indivíduo de 70 kg de massa corporal.
Alternativas
Q1948807 Odontologia
A sugestão de “maximizar a hora-clínica do CD para otimizar a assistência – 75% a 85% das horas contratadas devem ser dedicadas à assistência; de 15% a 25% para outras atividades (planejamento, capacitação, atividades coletivas)”, está contida em qual dos eixos de adequação do processo de trabalho ao modelo de atenção proposto nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal? 
Alternativas
Q1948808 Odontologia
A pandemia de Covid-19 e suas diversas faces configuram séria crise à humanidade e grande desafio aos sistemas de saúde ao redor do mundo, incluindo a América Latina, de modo geral, e o SUS, em particular. O novo coronavírus, por suas características de infecção e transmissibilidade, impôs dificuldades adicionais ao processo de trabalho consolidado socialmente do Cirurgião Dentista (CD) e exigiu grande esforço na busca de soluções de biossegurança e de novos modelos de trabalho; profissionais foram deslocados para a linha de frente (na abordagem, no acolhimento/triagem, na testagem rápida), outros para outras ações, como vacinação, rodízio acontecendo entre cirurgiões-dentistas no atendimento e a maioria atendendo somente urgências odontológicas. Nesse contexto de trabalho dos cirurgiões dentistas no serviço público, com o passar dos meses, surgiram evidências claras que o cuidado em saúde bucal precisava sofrer intervenções e que grupos específicos de pacientes estavam sendo sobremaneira afetados, dentre os quais, podemos citar pacientes: 
Alternativas
Q1948809 Odontologia
Considerando o manual de especialidades em saúde bucal do Ministério da Saúde, para a especialidade de Estomatologia, é responsabilidade do nível de atenção Básica: 
Alternativas
Q1948810 Odontologia
Conforme o manual de especialidades em saúde bucal do Ministério da Saúde, a biópsia incisional é mais indicada para lesões de maiores dimensões. De maneira geral, a opção por esta pode (e deve) ser feita sempre que o profissional não conseguir estabelecer clinicamente o diagnóstico, sendo um recurso que permite uma melhor definição terapêutica para cada doença. É recomendado o uso de analgésicos não opiáceos como medicação pós-operatória, desde que respeitadas as normas de biossegurança e os cuidados recomendados, por: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: D