Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2022 para Cirurgião Dentista , Edital nº 76

Foram encontradas 4 questões

Q1877374 Odontologia
Assinale a alternativa que contém o nome correto da lesão comum da mucosa oral resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e do extravasamento de mucina para dentro dos tecidos moles vizinhos. Geralmente, esse extravasamento é resultante de um trauma local, embora em muitos casos não haja história de trauma associado e de forma contrária aos cistos de ducto salivar, não é um cisto verdadeiro, já que não apresenta revestimento epitelial interno.
Alternativas
Q1877375 Odontologia
Assinale a alternativa que contém o nome correto da condição de desenvolvimento caracterizada pela substituição do osso normal por uma proliferação de tecido conjuntivo fibroso celularizado, entremeado por trabéculas ósseas irregulares, resultante de uma mutação pós-zigótica no gene GNAS, que codifica a subunidade alfa da proteína G estimulatória, cujo achado radiográfico clássico é uma leve opacificação tipo “vidro fosco” com margens pouco definidas, que em algumas lesões podem parecer radiolúcidas ou uma mistura de radiolucidez com radiopacidade. Nas lesões mandibulares, resulta não apenas a expansão das corticais, vestibular e lingual, mas também abaulamento da margem inferior. Deslocamento superior do canal alveolar não é incomum, enquanto nas lesões maxilares, com frequência, causam deslocamento do assoalho do seio maxilar, superiormente, sendo comum obliterar o seio maxilar.
Alternativas
Q1877392 Odontologia
Lesões não cariosas são consideradas um desgaste de tecido dentário não relacionado à cárie. Elas acometem principalmente a porção cervical vestibular ou palatina dos dentes, têm origem multifatorial e podem ocorrer em virtude do envelhecimento natural do dente. Considerando a classificação das lesões não cariosas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Erosão.
2. Abrasão.
3. Atrição.
4. Abfração.

Coluna 2
( ) É um tipo de lesão não cariosa que se caracteriza pelo desgaste mecânico da estrutura dental que ocorre por causa do contato repetido de um corpo estranho na superfície dental, desde que não seja relacionado à oclusão.
( ) É um tipo de lesão não cariosa em que se observa perda de estrutura dental decorrente da flexão da coroa durante a função oclusal, geralmente associada a esforço excessivo em virtude de interferências oclusais, problemas ortodônticos, ausências dentárias ou parafunções (como bruxismo e apertamento).
( ) É uma lesão não cariosa provocada pelo contato dos dentes sem nada interposto entre eles. Esse contato ocorre durante a deglutição, a mastigação e a fonação, e como a longevidade e o tempo de permanência dos dentes nas arcadas hoje é maior do que no passado, essas lesões têm se tornado cada vez mais comuns.
( ) É um tipo de lesão não cariosa que se caracteriza como um desgaste crônico e químico provocado por ácidos de origem não bacteriana, os quais, para terem capacidade erosiva, devem ter pH inferior a 5,5. Esse tipo de lesão acomete locais sem biofilme.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1877397 Odontologia
A lesão mais comum ao tecido mole durante a cirurgia oral é a laceração da mucosa durante a extração de um dente. Isso geralmente resulta de um dimensionamento inadequado para descolamento, que é então forçosamente retraído para além da capacidade do tecido de se esticar da forma como o cirurgião tenta fazer para ganhar o acesso cirúrgico necessário. Isso resulta em um esgarçamento, geralmente na extremidade da incisão. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma ação preventiva à laceração.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D