Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2022 para Cirurgião Dentista , Edital nº 76

Foram encontradas 4 questões

Q1877378 Odontologia
As ações de promoção e de proteção a saúde, dentre elas as ações de saúde bucal, devem se inserir na estratégia planejada pela equipe de saúde numa inter-relação permanente com as demais ações da Unidade de Saúde e podem ser desenvolvidas pelo sistema de saúde, articulado com outras instituições governamentais, empresas, associações comunitárias e com a população e seus órgãos de representação. Tais ações visam à redução de fatores de risco, que constituem ameaça à saúde das pessoas. No rol das ações de saúde bucal encontramos: “Considerando a importância de que o trabalho do CD não se restrinja apenas a sua atuação no âmbito da assistência odontológica, limitando-se exclusivamente à clínica, sugere-se cautela no deslocamento frequente deste profissional, para a execução das ações coletivas. Estas devem ser feitas, preferencialmente, pelo THD, pelo ACD e pelo ACS. Compete ao CD planejá-las, organizá-las, supervisioná-las e avaliá-las sendo, em última instância, o responsável técnico-científico por tais ações”. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa ação.
Alternativas
Q1877379 Odontologia
Os fluoretos são compostos químicos formados pela combinação com outros elementos, encontrados em toda parte: solo, ar, água, plantas e vida animal. Isto explica porque muitos alimentos contêm flúor. Ainda assim, o que ingerimos não passa em média de 0,3 mg de flúor por dia. A fluoretação da água para consumo humano é uma medida preventiva de comprovada eficácia, que reduz a prevalência de cárie dental entre 50% e 65% em populações sob exposição contínua desde o nascimento, por um período de aproximadamente dez anos de ingestão da dose ótima. É um processo seguro, econômico e adequado, cuja efetividade se deve à combinação de três fatores: o fortalecimento do esmalte pela redução da sua solubilidade perante o ataque ácido, inibindo a desmineralização; o favorecimento da remineralização; e a mudança na ecologia bucal pela diminuição do número e do potencial cariogênico dos microrganismos. Para que se possa implantar a fluoretação das águas de um sistema de abastecimento os seguintes fatores devem ser observados, EXCETO:
Alternativas
Q1877389 Odontologia
A prevalência e incidência da cárie dentária é usualmente avaliada em estudos epidemiológicos a partir do emprego do índice CPOD (sigla para dentes “cariados, perdidos e obturados”), composto pela soma dos dentes acometidos por lesões de cárie cavitadas (“C” - cariados), extraídos (“P” – perdidos) ou restaurados (“O” – obturados) devido à cárie dentária, e o D indica que a unidade de medida é o dente. Devido ao seu caráter cumulativo ao longo dos anos, o CPOD é sempre referido em relação à idade, e um indicador utilizado internacionalmente é o CPOD aos 12 anos de idade. No caso do Brasil, o primeiro inquérito nacional foi realizado em 16 capitais no ano de 1986; em 2003, foi realizado o primeiro inquérito de saúde bucal que incluiu, além de todas as 27 capitais, os municípios do interior das cinco regiões, chamado de SB Brasil 2003; e nova pesquisa nos mesmos moldes foi realizada no ano de 2010, o SB Brasil 2010. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta os índices CPOD aos 12 anos de idade dos 3 inquéritos nacionais realizados no Brasil.
Alternativas
Q1877391 Odontologia
Do ponto de vista socioecológico, a cárie resulta de uma série de fatores que interferem no processo saúde-doença, sendo o mais importante deles o determinante social. É importante compreender que os fatores psicossociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais exercem importante influência no aparecimento da cárie. Nessa perspectiva, Selwitz et al. (2007) descreveram os diversos fatores determinantes para o desenvolvimento e a progressão da cárie. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta, dentre esses fatores determinantes, dois fatores do nível macrossocial.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E