Questões de Concurso Público Prefeitura de Esteio - RS 2022 para Engenheiro Agrônomo, Edital nº 02

Foram encontradas 2 questões

Q2012201 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Todos os anos, milhões de dólares são empregados no controle de plantas daninhas nos diferentes sistemas de cultivo em nível mundial. Espécies resistentes, subdosagens e má calibração de equipamentos de aplicação, entre outros, são alguns dos problemas recorrentes quando se trata de controle de plantas daninhas. Referente às plantas daninhas e seu manejo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Inibidores do Fotossistema 1. 2. Inibidores de EPSPS. 3. Auxinas sintéticas. 4. Inibidores de ACCase. 5. Inibidores de ALS.
Coluna 2 ( ) Herbicidas usados no controle principalmente de gramíneas em pós-emergência seletivamente para culturas dicotiledônias em geral. Como exemplo, há no mercado o Fluazifop, o Clethodin, entre outros. ( ) Uma vez aplicado, este mecanismo de ação promove a inibição do crescimento das plantas de uma a duas horas após a aplicação. De dois a quatro dias após a aplicação, o meristema apical torna-se clorótico e depois necrosa. ( ) Tem como principal representante o ácido glyphosate. Quando na planta, sua ação inibitória se dá no controle da entrada de carbono na rota do shiquimato. Como efeito secundário, há a redução da produção fotossintética de sacarose. ( ) Seu uso está relacionado principalmente no posicionamento para controle de plantas daninhas de folha larga em pós-emergência, sendo seletivos para gramíneas. Atualmente, um ingrediente ativo que está no mercado é o Dicamba. ( ) Seu uso está associado ao pioneirismo do sistema plantio direto, pois são os herbicidas considerados “dessecantes”. São herbicidas não seletivos de vegetação, pertencentes ao grupo químico bipiridilos, representados pelos diquat e paraquat.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2012205 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de defensivos agrícolas na agropecuária tem sido crucial no controle de pragas e doenças em plantas e, juntamente a genética e fertilidade, tem elevado os patamares produtivo das principais culturas. Referente aos defensivos agrícolas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Alvo Biológico. 2. Alvo Químico. 3. Surfactante. 4. Emulsionantes. 5. Estabilizantes.
Coluna 2 ( ) Facilita a mistura com a água e permite uma boa adesividade e absorção do ingrediente ativo pelos tecidos vegetais. ( ) Entidade eleita para ser atingida, direta ou indiretamente, pelo processo de aplicação. ( ) Evita que o ingrediente ativo se decomponha, mantendo as características de uma formulação por um longo período de armazenamento sob a ação do calor, luz e umidade. ( ) Compatibilizam o ingrediente ativo e os solventes da formulação com água. Diminuem a tensão superficial entre a gota de pulverização e a superfície aplicada, aumentando o contato entre o ingrediente ativo e o alvo desejado. ( ) É o local onde se deve colocar o produto químico para que este exerça adequadamente sua função de controle do alvo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E