Questões de Concurso Público Prefeitura de Eldorado do Sul - RS 2022 para Enfermeiro

Foram encontradas 10 questões

Q1900828 Enfermagem
Conforme NANDA (2018-2020), o diagnóstico de Risco de Infecção é definido pela suscetibilidade à invasão e multiplicação de organismos patogênicos que podem compreender a saúde. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator de risco a esse diagnóstico de enfermagem. 
Alternativas
Q1900829 Enfermagem
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. Diante disso, analise as assertivas abaixo referente à vacina influenza:
I. Em gestantes, a vacina pode ser administrada em qualquer idade gestacional. II. Para crianças entre 6 (seis) meses e 2 (dois) anos, 11 meses e 29 dias: administrar 0,25 mL, via intramuscular ou subcutânea. III. Nas puérperas, administrar essa vacina logo após o parto.
Quais estão corretas?  
Alternativas
Q1900830 Enfermagem
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência. Em relação às manifestações clínicas na infecção aguda, analise as assertivas baixo: 
I. A infecção aguda caracteriza-se tanto por viremia elevada, quanto por resposta imune intensa e queda rápida na contagem de linfócitos T CD4+ de caráter transitório. II. As manifestações clínicas podem variar, desde um quadro gripal até uma síndrome que se assemelha à mononucleose. III. A infeção primária é autolimitada e a maior parte dos sinais e sintomas desaparece em 3 a 4 semanas. Linfadenopatia, letargia e astenia podem persistir por vários meses. IV. Alguns pacientes, ainda, podem apresentar candidíase oral, neuropatia periférica, meningoencefalite asséptica e síndrome de Guillain-Barré, dificultando o diagnóstico e a suspeita diagnóstica. 
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q1900831 Enfermagem
Difteria é uma doença toxi-infecciosa aguda, contagiosa, potencialmente letal, imunoprevenível, causada por bacilo toxigênico, que frequentemente se aloja nas amígdalas, faringe, laringe, fossas nasais e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. É caracterizada por apresentar placas pseudomembranosas típicas. Em relação a essa patologia, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
(  ) Ocorre pelo contato direto de pessoa doente ou portadores com pessoa suscetível, por meio de gotículas de secreção respiratória, eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. (  ) A imunidade pode ser naturalmente adquirida pela passagem de anticorpos maternos via transplacentária, que protegem o bebê nos primeiros meses de vida. (  ) A difteria hipertóxica é mais frequente em lactentes, sendo, na maioria das vezes, concomitante à angina diftérica. Desde o início, observa-se secreção nasal serossanguinolenta, geralmente unilateral, podendo ser bilateral, que provoca lesões nas bordas do nariz e no lábio superior. (  ) A proteção conferida pelo soro antidiftérico (SAD) é temporária e de curta duração (em média, duas semanas). A doença normalmente não confere imunidade permanente, devendo o doente continuar seu esquema de vacinação após a alta hospitalar.  (  ) A sinonímia da Difteria é chamada de Crupe.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1900832 Enfermagem
A Resolução do Cofen nº 358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes são elas, EXCETO: 
Alternativas
Q1900833 Enfermagem
Choque cardiogênico é caracterizado pelo estado de incapacidade do músculo cardíaco em oferecer fluxo sanguíneo adequado às necessidades metabólicas do organismo, gerando disfunção celular. São causas do choque cardiogênico, EXCETO: 
Alternativas
Q1900834 Enfermagem
A síndrome coronariana aguda sem supra ST é definida quando o paciente apresenta dor torácica aguda sem supradesnivelamento persistente do segmento ST no ECG que sugerem isquemia miocárdica com amplo espectro de gravidade. São diversas as medicações para o tratamento dessa patologia. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação aos fármacos e suas classes farmacológicas. 

Coluna 1
1. Nitroglicerina. 2. Clopidogrel. 3. Enoxeparina. 4. Carvedilol. 5. Veropamil. 6. Sinvastatina.
Coluna 2
(  ) Estatinas. (  ) Nitratos. (  ) Antagonistas do canal de cálcio. (  ) Antiplaquetário. (  ) Betabloqueadores. (  ) Antitrombóticos. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1900835 Enfermagem
_________________:  é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de micro-organismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos antissépticos ou desinfetantes.  ___________________: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de micro-organismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q1900836 Enfermagem
A Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar desde um processo inaparente até formas graves. A infecção humana resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. Assinale a alternativa que corresponde à manifestação clínica clássica da leptospirose grave na fase tardia.  
Alternativas
Q1900837 Enfermagem
Infecção respiratória aguda causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. Em relação ao Covid-19, analise as assertivas abaixo:
I. De acordo com as evidências mais atuais, o SARS-CoV-2, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitido principalmente por três modos: contato, gotículas, ou por partículas ou aerossóis. II. O período de incubação é estimado entre 1 e 14 dias, com mediana de 5 a 6 dias. III. As manifestações clínicas nos casos leves são tosse e febre persistentes, adinamia, prostração, hipóxia, diarreia, além de presença de pneumonia.    IV. As complicações da Covid-19 podem estar frequentemente associadas a manifestações mentais e neurológicas, incluindo delírio ou encefalopatia, agitação, acidente vascular cerebral, meningoencefalite, olfato ou paladar prejudicados, ansiedade, depressão e distúrbios de sono. 
Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: C
6: D
7: B
8: A
9: B
10: D