Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Médico Veterinário

Foram encontradas 4 questões

Q1708141 Veterinária
De acordo com a notícia publicada pela Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Grande do sul, em 24/09/2019 e consultada no dia 27/05/2020 (https://www.agricultura.rs.gov.br/secretaria-estadual-de-agricultura-toma-medidas-para-conter-casos-de-mormo-no-rio-grande-do-sul), o pleito do Rio Grande do Sul ser reconhecido como zona livre de Mormo fica suspenso, considerando que um dos critérios que deve ser atingido, conforme preconizado na IN 06/2018, é de que o estado esteja há pelo menos três anos sem registrar nenhum novo foco da doença. Em relação ao Mormo, analise as assertivas abaixo:
I. É uma enfermidade infecciosa, de caráter agudo ou crônico, que pode acometer principalmente equídeos, mas também o homem, carnívoros e pequenos ruminantes. O agente etiológico do mormo é a Burkholderia mallei.
II. É uma doença de notificação compulsória ao serviço veterinário oficial. A propriedade que apresentar animal positivo conclusivo é considerada foco e deverá ser imediatamente interditada e submetida a regime de saneamento.
III. Os animais infectados devem inicialmente ser isolados, tratados com penicilina benzatina e retestados pelo teste da fixação de complemento em um prazo de 45 a 60 dias.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708147 Veterinária
A leptospirose é uma doença transmissível de animais e de humanos a partir da infecção de qualquer um dos membros patogênicos do gênero Leptospira. Sobre essa enfermidade, analise as assertivas a seguir: 
I. Os seres humanos são hospedeiros acidentais e terminais dentro da cadeia de transmissão. A infecção humana resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. A penetração do microrganismo pode ocorrer pela pele com ou sem lesões.
II. A leptospirose urbana não apresenta componente epidemiológico de sazonalidade. O fator predisponente à sua ocorrência está relacionado à infestação de roedores.
III. Nos animais, as Leptospira spp. não são capazes de penetrar no organismo do animal por via transplacentária durante o período de leptospiremia no animal prenhe. A penetração no organismo do animal ocorre através de ferimentos na pele ou mucosas da boca, nariz e conjuntiva, por via venérea ou através do coito. 
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708151 Veterinária
A Raiva é uma das doenças transmissíveis mais importantes no mundo, devido ao elevado impacto na saúde pública. No que se refere à Raiva animal, de acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS), analise as assertivas abaixo:
I. A Raiva é uma doença de notificação obrigatória que afeta diretamente a saúde pública, o setor pecuário, a conservação da fauna selvagem e os animais domésticos. Todos os casos suspeitos em animais devem ser notificados aos órgãos públicos de saúde.
II. A Raiva animal, de animais silvestres e de produção, é considerada endêmica no Rio Grande do Sul.
III. De acordo com a espécie do animal, as amostras terão diferentes encaminhamentos para o diagnóstico laboratorial. Para cães e gatos, somente o material encefálico deverá ser encaminhado.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708152 Veterinária

No que se refere à Leishmaniose no Rio Grande do Sul, analise as assertivas abaixo:


I. A Leishmaniose é transmitida ao cão e ao homem pela picada da fêmea de flebotomíneo contaminada. No Rio Grande Sul, não há registros de Leishmaniose visceral canina, pela presença do vetor Lutzomya longipalpis.


II. No ciclo urbano, os cães representam a mais importante fonte de infecção para os humanos. O Ministério da Saúde, no Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral, recomenda a eutanásia canina a todos os animais sororreagentes e/ou parasitológicos positivos.


III. Quando o animal for diagnosticado com Leishmaniose, o caso deve ser notificado aos órgãos públicos competentes, visto que essa é uma doença de notificação compulsória.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: D