Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Médico Veterinário

Foram encontradas 6 questões

Q1708151 Veterinária
A Raiva é uma das doenças transmissíveis mais importantes no mundo, devido ao elevado impacto na saúde pública. No que se refere à Raiva animal, de acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS), analise as assertivas abaixo:
I. A Raiva é uma doença de notificação obrigatória que afeta diretamente a saúde pública, o setor pecuário, a conservação da fauna selvagem e os animais domésticos. Todos os casos suspeitos em animais devem ser notificados aos órgãos públicos de saúde.
II. A Raiva animal, de animais silvestres e de produção, é considerada endêmica no Rio Grande do Sul.
III. De acordo com a espécie do animal, as amostras terão diferentes encaminhamentos para o diagnóstico laboratorial. Para cães e gatos, somente o material encefálico deverá ser encaminhado.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708153 Veterinária
Em relação à Febre Aftosa, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1708169 Veterinária
No que se refere à Brucelose, Tuberculose Animal e ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2000), sendo seu regulamento técnico revisto pela Instrução Normativa nº 10/2017, analise as assertivas abaixo:
I. O PNCEBT visa ao controle e à erradicação da brucelose e da tuberculose bovina e suína, causadas por bactérias das espécies Brucella ovis e Mycobacterium abortus, respectivamente.
II. A epididimite ovina, causada por Brucella ovis, não é considerada nas medidas propostas neste Programa, em virtude de ser doença de características distintas, estando seu controle a cargo do Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos.
III. A ações compulsórias consistem na vacinação de bezerras entre os três e oito meses de idade contra a brucelose e o controle do trânsito de animais, já as voluntárias consistem na certificação de propriedades livres de brucelose e/ou de tuberculose.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708170 Veterinária
A eficácia de um programa de promoção à saúde animal depende, em grande parte, da qualidade e da padronização dos meios de diagnósticos utilizados. No que se refere ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), analise as assertivas abaixo:
I. O Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) para brucelose, que é muito sensível e de fácil execução, constitui o único teste de rotina realizado por médicos veterinários habilitados.
II. O Teste Cervical Simples (TCS) é adotado como prova de rotina para tuberculose, e o Teste da Prega Caudal (TPC) é utilizado exclusivamente em gado de corte também como prova de rotina para tuberculose.
III. O Teste Cervical Comparativo (TCC) pode ser utilizado como teste confirmatório em animais reagentes ao teste cervical simples ou ao teste da prega caudal ou como prova de rotina em rebanhos com histórico de reações inespecíficas, em estabelecimentos certificados como livres e em estabelecimentos com criação de bubalinos, visando garantir uma boa especificidade diagnóstica.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708171 Veterinária
O Ministério da Saúde estabelece a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Nessa lista, há doenças de notificação compulsória imediata, com base na vigilância animal. Assinale a seguir a alternativa que apresenta essas doenças.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: D
5: A