Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Médico Especialista - Nefrologia Infantil

Foram encontradas 10 questões

Q1707987 Medicina
Em países em desenvolvimento, as principais causas de injúria renal aguda são:
Alternativas
Q1707988 Medicina
Em relação às causas mais frequentes de insuficiência renal crônica de acordo com a faixa etária, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em lactentes e pré-escolares predominam as malformações do trato urinário (MFTU), com maior frequência dos rins hipoplásicos e displásicos.
( ) Em escolares predominam as glomerulopatias, as uropatias e as sequelas de doenças adquiridas (Síndrome Hemolítica Urêmica).
( ) Escolares e adolescentes apresentam doenças relacionadas às nefropatias hereditárias (Cistinose Nefropática, Nefronoftise, Síndrome de Alport etc.).
( ) Em adolescentes predominam a nefropatia diabética e a hipertensão.
( ) Em lactentes predomina a nefropatia do refluxo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1707989 Medicina
Crianças com infecções urinárias de repetição necessitam de medidas preventivas. A Uroterapia é um tratamento não farmacológico com objetivo de desenvolver hábitos urinários adequados. Inicia com a educação do paciente sobre os hábitos de vida ideais (urinários, intestinais e alimentares) e, com o seguimento desses pacientes, avalia-se a resolução dos sintomas e a necessidade de tratamento complementar. Analise as orientações abaixo, considerando que elas devem ser estimuladas.
I. Frequência miccional: urinar a cada 3 horas, mesmo sem vontade. II. Uso do vaso sanitário com assento redutor e apoio para os pés (enquanto a criança não alcançar os pés no chão). III. Micção sem pressa e em 2 ou 3 tempos (para esvaziar toda a bexiga). IV. Ingerir água a cada três horas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1707990 Medicina
A hipertensão arterial sistêmica é um fator de risco para a progressão da doença renal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a verificação da pressão arterial deve ser iniciada aos 3 anos de idade. Qual o alvo da pressão arterial desejável para as crianças renais crônicas?
Alternativas
Q1707991 Medicina
Nas crianças com síndrome nefrótica, a resposta ao tratamento com corticoide é um fator prognóstico importante. Pacientes que respondem ao tratamento inicial raramente evoluem para insuficiência renal crônica. O Ministério da Saúde classifica os pacientes de acordo com a resposta ao tratamento nas categorias abaixo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a classificação adequada de acordo com a resposta ao tratamento com corticosteroides.
Coluna 1
1. Dependência ao corticoide em remissão completa. 2. Remissão completa. 3. Resistência ao glicocorticoide. 4. Recidivas frequentes. 5. Remissão parcial.
Coluna 2
( ) Exame qualitativo de urina (EQU) com proteína indetectável por mais de 3 dias ou índice proteínacreatinina igual ou abaixo de 0,3.
( ) Presença de qualquer dos itens a seguir: proteinúria entre 0,3 e 3,5 g/1,73 m2/24h ou índice proteína-creatinina acima de 0,3 e abaixo de 2,0 ou redução da proteinúria abaixo de 50% do valor basal.
( ) Falência em atingir remissão completa com uso de prednisona por 8 semanas na dose recomendada ou por 4 semanas associada à pulsoterapia com metilprednisolona em 3 doses de 1.000 mg/1,73 m2 ou 20-30 mg/kg com máximo de 1 g, em dias alternados, em 3 a 6 doses.
( ) 2 ou mais recidivas em até 6 meses ou 4 recidivas no período de 1 ano após o término do tratamento.
( ) 2 ou mais recidivas durante o uso de glicocorticoide ou em até 14 dias após o término do tratamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: A