Questões de Concurso Público Prefeitura de Ametista do Sul - RS 2021 para Veterinário

Foram encontradas 4 questões

Q2033519 Veterinária
O Município de Ametista do Sul tem um rebanho bovino de aproximadamente 5 mil cabeças (IBGE, 2017). Entre as atribuições do Médico Veterinário, está a promoção da saúde pública pelo controle das doenças zoonóticas, independentemente de sua etiologia. Algumas doenças fazem parte de programas sanitários nacionais cujo objetivo é controla-las e/ou erradicá-las nos animais e, consequentemente, na transmissão para o ser humano. São exemplos de doenças de bovinos contempladas pelos programas sanitários nacionais:
I. Raiva. II. Brucelose. III. Tuberculose. IV. Tristeza Parasitária Bovina. V. Ceratoconjuntivite Infecciosa Bovina.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2033522 Veterinária
A pododermatite em ovinos, conhecida também como pododermatite contagiosa, piétin, foot-rot, podridão dos cascos, manqueira ou peeira, é uma doença infecciosa que acomete os cascos dos ovinos e é responsável por causar grandes prejuízos aos rebanhos, principalmente nos períodos de alta umidade e calor, quando há maior incidência. Os animais apresentam como sinais clínicos a claudicação e tendem a perder peso em virtude da dificuldade de pastejo, pois permanecem muito tempo em decúbito ou movimentam-se sobre as articulações do carpo, além do prejuízo reprodutivo promovido pela dificuldade de cópula nos reprodutores muito afetados. A doença é causada pela ação sinérgica entre:
Alternativas
Q2033524 Veterinária
A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria Defesa Agropecuária do MAPA, em seu Capítulo III – Da Vacinação contra a Brucelose, define que:
I. É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). II. A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, apenas nas fêmeas entre três e oito meses da espécie bovina. III. A vacinação será efetuada sob responsabilidade técnica de médico veterinário cadastrado pelo serviço veterinário estadual. IV. O médico veterinário cadastrado poderá incluir em seu cadastro vacinadores auxiliares, permanecendo com a responsabilidade técnica pela vacinação. V. Fêmeas vacinadas com a amostra RB 51 deverão ser marcadas, no lado esquerdo da cara, apenas com a letra V, sem a necessidade do algarismo final do ano da vacinação.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2033525 Veterinária
Em relação ao diagnóstico indireto da tuberculose e os cuidados na aplicação da tuberculina, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose do MAPA (2006) estabelece que:
I. Para o diagnóstico de rotina da tuberculose bovina, a tuberculinização é um método rápido, seguro e econômico e serve para pesquisar a sensibilidade dos animais às tuberculoproteínas específicas. II. Pela legislação, o Teste na Prega Caudal é admitido para utilização de rotina, exclusivamente em estabelecimentos de criação especializados na pecuária de corte. III. Animais infectados há menos de 120 dias podem não responder aos testes tuberculínicos. IV. Um novo teste tuberculínico só́deverá ser realizado após um período mínimo de 30 dias.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: E