Questões de Concurso Público GHC-RS 2021 para Médico do Adolescente

Foram encontradas 15 questões

Q1776477 Medicina
Segundo a classificação puberal de Tanner, que encontramos na Caderneta de Saúde do Adolescente, as descrições “aumento do pênis em comprimento” e “projeção da aréola e da papila, com aréola saliente em relação ao contorno da mama” estão presentes, respectivamente, nos estágios:
Alternativas
Q1776478 Medicina
Um menino cisgênero de 13 anos e 9 meses, acompanhado de sua mãe, vem à consulta com o/a Hebiatra trazendo a queixa de “desenvolvimento atrasado”. Diz que todos os seus colegas da mesma idade já têm pelos axilares, muitos já engrossaram a voz, alguns já têm até barba, e isso tem deixado o jovem muito angustiado. Ao exame clínico, identifica-se ausência de pelos pubianos, axilares ou faciais, pênis de tamanho infantil e volume testicular de 4 ml (verificado através do orquidômetro). A melhor conduta nesse caso é:
Alternativas
Q1776479 Medicina
Analise as seguintes assertivas sobre os aspectos éticos e legais do atendimento a adolescentes:
I. É vedado ao médico ou médica: revelar segredo profissional referente a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou responsáveis legais, desde que o menor tenha capacidade de avaliar seu problema e de conduzir-se por seus próprios meios para solucioná-lo, salvo quando a não revelação possa acarretar danos ao paciente. II. Algumas situações de saúde que oferecem risco ou aumento da vulnerabilidade de pacientes adolescentes permitem que o médico ou a médica rompam com o sigilo da consulta, tais como gravidez, AIDS, ideação suicida, início da atividade sexual, drogadição e recusa ao tratamento. III. Os adolescentes não podem ser atendidos sem o acompanhamento de pais ou responsáveis legais, exceto em situações emergenciais, como atendimentos que ofereçam risco imediato à saúde do jovem.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1776480 Medicina
Nome social é a designação pela qual as pessoas travestis e transexuais se identificam e são socialmente reconhecidas. No caso das(os) adolescentes travestis e transexuais, a não adoção do nome social pelos serviços de saúde pode contribuir para o afastamento dos seus cuidados em saúde. Isto posto, e levando em consideração os aspectos éticos e legais da consulta de adolescentes, a melhor conduta em um atendimento de saúde seria:
Alternativas
Q1776481 Medicina
A questão do uso de drogas é uma das situações mais duras e difíceis enfrentadas por nossa sociedade contemporânea e extremamente desafiante às equipes de saúde. Em relação ao manejo de adolescentes que usam substâncias psicoativas, analise as assertivas abaixo:
I. Para o período da adolescência não há a distinção legal que adotamos para indivíduos adultos de drogas “lícitas” e “ilícitas”, pois antes dos 18 anos todas as drogas são “ilícitas”. II. As práticas da Política de Redução de Danos, como distribuição de preservativos penianos e vaginais, cachimbos e protetores labiais para usuários de crack, e tubos de silicone para usuários de cocaína não devem ser utilizadas na população adolescente. Isto porque, devido à maior imaturidade cognitiva dos jovens, tal estratégia pode ser percebida por eles como um estímulo ao uso de drogas. III. O uso que cada adolescente faz de determinada substância é totalmente individual e particular e nem todos os pacientes irão precisar de tratamento especializado. É de suma importância que o profissional de saúde identifique qual a relação que o jovem tem com a droga em questão, percebendo inclusive qual o nível de interferência que a substância faz em sua vida escolar, familiar e relação com amigos, para poder oferecer a melhor abordagem. IV. O tratamento sob a forma de internação em serviços especializados será necessário na maioria dos casos de adolescentes usuários de drogas, principalmente em relação aos usuários de cocaína e crack.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: A