Questões de Concurso Público CEASA-RS 2021 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 4 questões

Q1938663 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as assertivas a seguir, referente à amostragem de solo:
I. Entre as etapas envolvidas na calagem e adubação, a representatividade da amostra é uma das principais causas de erro.
II. A heterogeneidade dos atributos químicos é uma característica intrínseca dos solos e de seu manejo, sendo que a calagem e a adubação podem diminuir essa variabilidade espacial, melhorando a representatividade da amostra.
III. Para culturas perenes, a recomendação técnica é para amostrar o solo antes do plantio das mudas e/ou após a colheita para as adubações durante a fase vegetativa.
IV. Em áreas com sistema plantio direto implementado há mais de dois anos, a camada de amostragem para diagnóstico da fertilidade do solo é de zero a 20 cm, com eventual amostragem até 30 cm para fins de monitoramento da presença de alumínio trocável.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1938668 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A amostragem de solo é precedida pela metodologia laboratorial a fim de quantificar os valores dos atributos do solo de interesse agronômicos. Referente aos atributos medidos e métodos para obtenção dos valores dos indicadores de recomendação de calagem e adubação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O índice SMP, cujo valor é utilizado para o cálculo da acidez ativa do solo, utilizado para recomendação da quantidade de calagem para os Estados do RS e de SC, tem seu método baseado no pH de equilíbrio de uma suspensão de solo com uma solução tampão pH 7,5.
( ) A CTC a pH 7,0 é chamada de acidez potencial, sendo diferente da CTC efetiva por incluir toda a acidez potencial na CTC, ou seja, representa os íons H+ dissociáveis e o Al3 + deslocado à solução do solo.
( ) Cálcio, magnésio e alumínio trocáveis são os principais cátions do complexo de troca no solo, sendo os dois primeiros considerados macronutrientes secundários e o terceiro, embora nutriente, é toxico para o crescimento das raízes das plantas quando em concentração na solução do solo.
( ) O pH do solo é obtido por meio da medição eletroquímica da atividade de íons H+ da suspenção solo-água, na proporção 1:1, permitindo a estimativa da acidez ativa do solo.
( ) A acidez potencial é estimada pelo índice SMP, com valor expresso em cmolc/dm3 . Sua interpretação é dada por faixas, sendo classificada como muito baixa, baixa, média, alta e muito alta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1938674 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente às estratégias de manejo de plantas daninhas em lavouras e pomares, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Preventiva.
2. Cultural.
3. Físico ou mecânico.
4. Químico.
5. Biológico.
Coluna 2
( ) A estratégia tem por objetivo a introdução do agente, ocorrendo uma redução, com a população da planta daninha em um nível abaixo do dano econômico, e, portanto, não ocorre a erradicação da planta daninha.
( ) Possui uma ação rápida e eficaz no controle de grande número de espécies em uma comunidade infestante.
( ) Compreende as diversas operações durante todo o ciclo da cultura, visando manter o solo, a cultura implantada e o nível de infestação das plantas daninhas sob condições tais quais não restrinjam o desenvolvimento normal das plantas cultivadas e, consequentemente, não interfiram na produtividade.
( ) Tem, por entre os objetivos, a escolha de variedades mais adaptadas às condições locais, propiciando rápido crescimento e ocupação do espaço físico frente às espécies indesejáveis.
( ) Tem como estratégia o uso de sementes certificadas, a limpeza dos equipamentos de preparo do solo e colheita e a utilização de dejetos compostados e estabilizados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1938681 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De uma forma geral, uma vez diagnosticados problemas de baixa fertilidade natural do solo, os produtores buscam fontes nutricionais para elevar os teores até níveis considerados médios a altos. Quanto às fontes de nutrientes e garantias mínimas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Fosfato monoamônico.
2. Superfosfato simples.
3. Cloreto de potássio.
4. Fosfato natural.
5. Ureia.
Coluna 2
( ) 58% de K2O em água.
( ) 48% de P2O5 em CNA+água ou 44% de P2O5 em água.
( ) 45% de N.
( ) 4% de P2O5 em ácido cítrico ou 27% de P2O5 total (farelado).
( ) 18% de P2O5 em CNA+água ou 15% de P2O5 em água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B