Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Rosa - RS 2019 para Técnico Agrícola

Foram encontradas 4 questões

Q1027414 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Na agricultura tradicional de grãos, pulverizadores agrícolas terrestres, tratorizados ou autopropelidos, são os equipamentos mais utilizados dentro de um parque de máquinas. Os erros mais comuns observados no uso desse tipo de equipamentos estão relacionados a dosagens, medições de vazão das pontas de pulverização, pontas desgastadas e ordem de mistura de produtos no tanque. Em relação a esses erros, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Mesmo na ausência de manômetros em pulverizadores, é possível realizar a calibração da máquina, desde que haja disponibilidade de, ao menos, uma das pontas de pulverização do barramento ser nova.

( ) Ao dobrarmos o valor da pressão manométrica, dobramos também a vazão de água que é liberada por uma ponta de pulverização.

( ) Um dos critérios para a substituição de pontas de pulverização é o seu desgaste, sendo que a troca se dá quando elas apresentarem 10% a mais da vazão comparado com uma nova, para uma mesma pressão hidráulica de trabalho.

( ) A mudança na rotação de trabalho da tomada de potência (TDP) do trator, quando operando com um pulverizador, não interfere no volume de calda aplicado por área.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1027416 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um pulverizador de barras tratorizado, montado no sistema hidráulico de três pontos, está equipado com 36 pontas 11002, espaçadas em 50 cm cada ponta. O conjunto trator mais pulverizador opera na lavoura a uma velocidade de 12,0 km/h, com um rendimento operacional de campo de 50%. A pressão de trabalho é de 160 PSI. Com base nessas informações, qual a quantidade de água que deverá ser coleta por minuto (L/min), considerando todos as pontas funcionando, para aplicar uma dose de 152 L/ha de calda?
Alternativas
Q1027423 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A operação com equipamentos agrícolas acoplados ao sistema hidráulico de três pontos do trator requer atenção, cuidados e regulagem, a fim de reduzir riscos aos operadores e permitir que o equipamento opere de forma correta, realizando a função a que se pretende de forma eficiente. No que se refere a equipamentos agrícolas acoplados ao sistema hidráulico de três pontos (SH3 pontos) do trator, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Uma vez acoplado determinado equipamento ao SH3 pontos, as regulagens que seguem se referem à adequação da largura de trabalho do equipamento ao trator e nivelamento horizontal.

( ) As principais regulagens dizem respeito à centralização do implemento em relação ao trator, ao nivelamento horizontal e ao nivelamento transversal.

( ) Após acoplado, a única regulagem a ser realizada diz respeito ao terceiro ponto do sistema hidráulico, uma vez que os braços telescópicos do trator já estão centralizados em relação aos pneus do trator e, portanto, o equipamento também está.

( ) Não há ajustes necessários a serem realizados uma vez que, quando em operação na lavoura, as condições do terreno mudam em relação às condições de regulagem estabelecidas com a máquina parada, anulando qualquer ajuste prévio.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1027431 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Conjuntos mecanizados são uma realidade não somente em propriedades rurais, mas também junto a prefeituras, compondo o portfólio de infraestrutura que a administração pública pode dispor à comunidade. Em se tratando de tratores agrícolas, eles têm como combustíveis o ar e o diesel. Na ausência ou má qualidade de um ou outro, o desempenho da máquina é afetado. Assim, no que se refere à manutenção dos componentes de filtragem de ar, diesel e óleo do sistema de lubrificação (cárter), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A filtragem a seco do ar ambiente se dá por dois elementos filtrantes, um externo, chamado de principal ou primário, e outro interno, chamado de segurança ou secundário. Ambos podem ser limpos quantas vezes forem necessárias.

( ) O indicador de restrição do filtro de ar, localizado no painel do trator, tem a função de indicar quando deve ser feita a limpeza do elemento filtrante primário. Uma vez limpo, se o indicador continuar acusando restrição, deve-se proceder à troca somente desse elemento.

( ) A troca de óleo do sistema de lubrificação do motor deve ser acompanhada da troca do filtro de óleo.

( ) Para os elementos filtrantes de ar, a limpeza deve ser realizada com ar-comprimido, soprando de fora para dentro e de dentro para fora, a fim de garantir o máximo de limpeza. Após, pode-se inserir uma lâmpada no interior, a fim de verificar se não há furos ou rasgos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D