Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2019 para Médico Auditor

Foram encontradas 7 questões

Q1012206 Medicina

Analise as seguintes assertivas sobre auditoria e perícia médica, com base no Código de Ética Médica em vigência e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É vedado ao médico autorizar, vetar, bem como modificar, quando na função de auditor ou perito, procedimentos propedêuticos ou terapêuticos instituídos, salvo, em último caso, em situações de urgência, emergência ou iminente perigo de morte do paciente, devendo comunicar, verbalmente ou por escrito, o fato ao médico assistente e ao Conselho Regional de Medicina.

( ) É vedado ao médico ser auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue, salvo em empresas em que tenha atuado há mais de 20 anos, observando a prescrição vintenária.

( ) É vedado ao médico, quando na função de auditor, receber gratificações por valores vinculados à glosa, salvo nos casos em que for constatado sucesso da causa por sua intervenção profissional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1012207 Medicina

Os profissionais da saúde devem exercer a profissão de modo eticamente correto, buscando o bem do paciente. Isso requer o respeito da sua dignidade, o reconhecimento dos seus valores e sentimentos morais e religiosos. No campo da bioética, a _____________ e a ________________ são dois princípios que podem pautar a conduta do profissional da saúde e ajudá-lo em situações de conflito, por exemplo, na iminência de amputação de um membro do paciente para salvar-lhe a vida. A emissão de um juízo clínico, nessas situações, é um exercício da Frônesis, segundo Aristóteles, que os autores latinos traduziram por ________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Q1012210 Medicina
Vários ensaios clínicos publicados nos últimos 6 meses revelam que um novo tratamento para câncer é, com grande probabilidade, superior ao tratamento padronizado e habitualmente adotado. Um(a) médico(a) auditor(a), ao consultar um ensaio clínico com poucos participantes, desenhado para comparar a efetividade desse novo tratamento versus um tratamento quimioterápico padronizado para câncer, constatou que não houve diferença na sobrevida dos pacientes em 5 anos. A falha na detecção de benefício aos pacientes desse ensaio clínico com amostra reduzida deve-se, prioritariamente, ao:
Alternativas
Q1012211 Medicina

Analise as seguintes assertivas sobre deveres e direitos do médico investido na função de auditor:

I. Está obrigado a manter o sigilo profissional, devendo, sempre que necessário, comunicar a quem de direito e por escrito suas observações, conclusões e recomendações, podendo realizar anotações no prontuário do paciente quando autorizado pelo mesmo ou seu representante legal.

II. Tem o direito de acessar, in loco, toda a documentação necessária, podendo examinar o paciente, desde que o médico assistente seja antecipadamente cientificado quando da necessidade do exame do paciente, devendo estar obrigatoriamente presente durante o exame executado pelo médico auditor.

III. Encontrando impropriedades ou irregularidades na prestação do serviço ao paciente, deve o médico auditor comunicar o fato por escrito ao médico assistente, solicitando os esclarecimentos necessários para fundamentar suas recomendações.

Quais estão corretas?

Alternativas
Q1012212 Medicina
Durante a auditoria, o(a) médico(a) auditor(a) constatou os seguintes motivos de glosa: atos profissionais realizados simultaneamente no mesmo hospital ou em hospitais diferentes pelo mesmo profissional; cobrança de diária de Unidade de Tratamento Intensivo superior aos dias em que o paciente esteve internado e ausência de prontuário. É correto afirmar que os tipos de glosa, respectivamente, são:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: A